47 anos da Guerra de Yom Kipur
06 out 20

47 anos da Guerra de Yom Kipur

Em 1973, há exatos 47 anos, Israel foi testemunha de uma das experiências mais traumáticas de sua história. O Ministro da Defesa, Moshe Dayan, conhecido como herói da guerra de 1967, anunciou que Israel poderia estar à beira da destruição de seu Terceiro Templo. 

Dayan falava da invasão, pelo sul e pelo norte, de exércitos árabes, no que ficou conhecida como a “Guerra de Yom Kipur”. Tropas sírias, ao norte, avançavam pelo Golan em direção à Galiléia, e ao sul, tropas egípcias entravam pelo Sinai e muravam as cidades do Negev. 

Três semanas e quase três mil mortos depois, Israel conseguiu recuperar os territórios tomados, mas a guerra pegou o país completamente desprevenido e se transformou em uma cicatriz, um trauma nacional que mudou o futuro de Israel. 

A percepção de si como um Estado forte, capaz de lidar com seus inimigos, que ganhou o sentimento nacional israelense em 67, foi substituída pela possibilidade da derrota, reativando o trauma da iminência da destruição e alterando o sentimento nacional dominante até então.

Artigos Relacionados


Micah Goodman – O Impasse de 1967 e a Tirania da Polarização (legendado)

Calendar icon 20 de novembro de 2020

Arrow right icon Leia mais

Apresentação de plano de viagem, relato e avaliação de conteúdo: última aula do curso do IBI

Calendar icon 2 de julho de 2019

Uma roda de conversa deu o tom do encerramento da segunda edição do curso de formação do Instituto Brasil-Israel “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, na última quinta-feira (27). Conduzido pelo professor do Centro de Estudos Judaicos da USP e coordenador do Núcleo de estudos árabes judaicos da UFRJ, Michel Gherman, o encontro começou com […]

Arrow right icon Leia mais

Michel Gherman conversa com coletivos pró-Israel na Brown University

Calendar icon 23 de abril de 2019

Michel Gherman, colaborador do IBI, esteve na Brown University para conversar com lideranças do Brown Students for Israel, do J-street e do @u brown sobre estratégias de combate aos movimentos anti-Israel na Universidade.  Na semana passada, uma das versões do movimento BDS, o Brown desinvest, organizou um plebiscito na Universidade. Em um resultado surpreendente, cerca […]

Arrow right icon Leia mais