“Cabala é um patrimônio da humanidade”, afirma o chazan Pipo, estudioso do assunto
Quando se fala em Cabala, muitos dizem que é o lado mais místico do judaísmo. A prática e o estudo dessa filosofia se popularizaram depois que a cantora pop Madonna e outras celebridades se tornaram adeptas. Daí, surgiram instituições como o Kabbalah Center no Brasil, prometendo ensinar Cabala a quem os procurasse.
Mas o que é realmente a Cabala? Até que ponto transformar um saber milenar em uma cartilha comercializável não banaliza o próprio judaísmo?
Anita Efraim e Amanda Hatzyrah conversaram com Felipe Pinchas Grytz, mais conhecido como Pipo, que é maestro e compositor formado pela Faculdade Santa Marcelina, e também já foi chazan do Colégio Renascença e diretor musical da Congregação Israelita Paulista. Hoje em dia, ele estuda e ensina Cabala. Para ele, a Cabala não é só dos judeus e sim um patrimônio da humanidade.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Apoiar Israel nem sempre implica em posicionar-se contra o antissemitismo – Por Roberto Simon
8 de outubro de 2020

Quebrando um tabu, palestinos anunciam que irão concorrer às eleições em Jerusalém
8 de março de 2018
O anúncio foi feito por Ramadan Dabash, ativista palestino de Jerusalém Oriental

Encontro entre Bolsonaro e Beatrix von Storch é afronta ao espírito da Constituição democrática do Brasil, diz Coordenador Executivo do IBI
26 de julho de 2021
Beatrix von Storch, vice-líder do partido AfD (Alternativa para Alemanha), esteve com o presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira (22). O Coordenador Executivo do IBI, Rafael Kruchin, assinou uma nota sobre o encontro, que foi destaque em diversos meios de comunicação, como a Coluna da Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o jornal alemão Deutsche Welle e […]
