Aborto é tema do episódio da semana do podcast
Nos últimos dias, a discussão sobre o aborto tomou conta do Brasil depois que uma menina de apenas 10 anos passou pelo procedimento, em Recife. Ela foi abusada sexualmente por um tio desde os 6 anos de idade e acabou engravidando. Semana passada, protestos tomaram conta das ruas em Israel, após o estupro coletivo de uma adolescente vir à tona. O crime no Brasil é mais comum do que se pensa, o que leva 6 meninas entre 10 e 14 anos de idade a abortar todos os dias.
Em Israel, as leis sobre aborto são mais flexíveis se comparadas à legislação brasileira. No Brasil, o procedimento só é permitido em casos de estupro, anencefalia do feto e quando existe risco à vida da gestante. Mesmo assim, não é raro que nesses casos o Estado e até mesmo a Igreja tente intervir para que a interrupção da gravidez não aconteça, como vimos ser noticiado.
Mas como o Judaísmo enxerga a questão do aborto? Como a discussão sobre os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres é vista a partir de uma perspectiva judaica e feminista? Anita Efraim e Ana Clara ‘Malka’ Buchmann conversaram com os convidados Rogério Cukierman, que é rabino na Congregação Israelita Paulista, e Bruna Zolfan, feminista e ativista pelos direitos das mulheres.
Clique aqui para saber o que diz a lei israelense sobre o aborto.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Os três “p”s do futebol em Israel: paixão, política e polêmica
25 de junho de 2018
Leia reportagem exclusiva de Daniela Kresch

Caso IstoÉ: antissemitismo ou não?
21 de novembro de 2019
Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda na Alemanha Nazista entre 1933 e 1945, o período em que Adolf Hitler estava no poder. Fabio Wajgarten, atual secretário de comunicação do governo Jair Bolsonaro. Por que estamos falando sobre os dois ao mesmo tempo? Porque alguém fez isso antes de nós. No dia 8 de novembro, a revista […]

Dicas de leitura: autores israelenses e livros sobre Israel
20 de fevereiro de 2018
Veja indicações de Amós Oz, Erico Veríssimo, Ari Shavit e mais
