Derrubar monumentos? Cidade, memória, patrimônio e racismo no Brasil e em Israel
24 jun 20

Derrubar monumentos? Cidade, memória, patrimônio e racismo no Brasil e em Israel

Desde o assassinato de George Floyd na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, o mundo tem conhecido uma série de manifestações antirracistas. 

Com o tempo, os protestos alcançaram também o campo da memória pública. Além do racismo policial, monumentos e estátuas passaram a ser alvo das reivindicações. Alguns foram até mesmo derrubados por manifestantes. 

Os protestos contra monumentos que trazem simbologias racistas nos colocam novas questões sobre o papel das cidades e dos patrimônios históricos na luta antirracista. 

No webinar “Derrubar monumentos? Cidade, memória, patrimônio e racismo no Brasil e em Israel”, organizado pelo Instituto Brasil-Israel, com o apoio do coletivo Judeus pela Democracia e do Niej, discutiremos esses processos a partir das realidades israelenses e brasileiras. 

O encontro será feito pelo zoom, no próximo domingo, 28/06, às 16:00. 

Não precisa de inscrição para participar, basta acessar o link: https://bit.ly/webinar_monumentos

CONVIDADAS

Aline Montenegro Magalhães: Doutora em História pela UFRJ com pós-doutorado em Museologia pela UNIRIO. Pesquisadora no Museu Histórico Nacional e professora do MBA em Gestão de Museus e do ProfHistória da UNIRIO. Há mais de 20 anos estuda museus, colecionismo e patrimônio.

Cecilia Cohen:Licenciada em Educação e História da Arte. Guia do Yad Vashem e Marcha da vida na Polônia. Atual estudante de Guia de turismo em Israel.

Juliana Kaiser: Licenciada em História da Arte. Foi Coordenadora do Programa Educativo do CCBB. Atua como gestora de projetos sociais e é professora convidada de Responsabilidade Social da UFRJ

Leila Danziger: Artista visual, professora dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora do CNPq e Faperj.

MEDIAÇÃO

Nina Kertzman: Graduada em Relações Internacionais pela UFRJ, membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ) e educadora da área de Literatura Judaica.

Artigos Relacionados


Entrevista com antropólogo Omar Ribeiro, durante conferência na Universidade de Haifa, em Israel

Calendar icon 4 de março de 2020

Arrow right icon Leia mais

Artisita israelense chama atenção para questão dos refugiados em exposição na ONU

Calendar icon 23 de junho de 2017

Obras de Orna Ben-Ami expostas em Genebra combinam esculturas de ferro e fotografias

Arrow right icon Leia mais

E eu com isso? #156 Guerra na Ucrânia: onde está Israel no conflito?

Calendar icon 7 de março de 2022

Arrow right icon Leia mais