A banalização do nazismo é o tema do episódio do podcast dessa semana
Na última semana, as redes sociais se encheram de termos como “Noite dos Cristais”, “Terceiro Reich”, nazismo e outros. Não foi para falar de Holocausto exatamente… Mas sobre uma operação da Polícia Federal para desarticular uma rede de notícias falsas.
Como resposta, vieram as famigeradas notas de repúdio. Da Confederação Israelita do Brasil, a Conib, do Comitê Judaico Americano. Esse é o “E eu com isso?”, podcast do Instituto Brasil Israel – que também fez nota de repúdio. Mas hoje a gente quer entender qual é a verdadeira relevância de usar o nazismo para falar de qualquer coisa, de banalizar esse termo.
Hoje temos dois convidados: Karina Iguelka, psicanalista e diretora da Marcha da Vida, e Celso Zilbovicius, coordenador educacional da Marcha da Vida.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Guerra de Iom Kipur completa 45 anos
5 de outubro de 2018
Hoje completam-se 45 anos do início da Guerra do Iom Kipur. Em 6 de outubro de 1973, uma coalizão envolvendo Egito e Síria atacou Israel durante o feriado judaico de Iom Kipur (Dia do Perdão), momento em que grande parte da população está em jejum. Na ocasião, o Egito pegou Israel de surpresa vindo pela […]

Novo episódio do podcast do IBI trata da representação da comunidade judaica
27 de março de 2019
Com Anita Efraim, Amanda Hatzyrah e Fernando Lottemberg

Matias Spektor discute o conceito de terrorismo em curso do IBI, em SP
29 de maio de 2019
Sob o questionamento “Terrorismo ou resistência”?, o professor Matias Spektor, docente da FGV, ministrou a aula da última quinta-feira, dia 23 de maio, no curso de formação do IBI, em São Paulo. Dentro da proposta do curso intitulado “Precisamos falar sobre Palestina e Israel”, em sua segunda edição na capital paulistana, o professor fez um […]
