É falsa a notícia de que o ministro da saúde de Israel disse que coronavírus é castigo divino a gays
08 abr 20

É falsa a notícia de que o ministro da saúde de Israel disse que coronavírus é castigo divino a gays

No dia 7 de abril, começou a circular nas redes sociais e em alguns veículos de imprensa a informação de que o ministro da saúde de Israel, Yaakov Litzman, teria dito que a epidemia do coronavírus é um “castigo divino a gays”. A notícia é falsa.

O boato parece ter chegado ao Brasil pelo site Pragmatismo Político, a partir de uma tradução e rapidamente se espalhou, chegando até a veículos como IG e Globo.

O ministro foi provavelmente confundido com o rabino israelense Meir Mazuz, famoso por seus posicionamentos radicais. A exemplo de líderes de outras religiões em diversas partes do mundo, tais como o clérigo xiita iraquiano Muqtada al-Sadr ou o pastor evangélico americano Ralph Drollinger, Mazuz culpou os homossexuais pela pandemia. Chamou as Paradas do Orgulho LGBT de “um desfile contra a natureza” e, depois, disse que “quando alguém vai contra a natureza, quem criou a natureza se vinga”. Segundo ele, os países árabes teriam sido “poupados” por não terem “essa inclinação ao mal”, insinuando que não houve casos nesses países, o que também não é verdade.

O rabino foi duramente criticado em Israel. O grupo ortodoxo moderno Ne’emanei Torah Va’Avodah disse que “incitar contra a comunidade LGBT é inaceitável”. Já a ADL, instituição que luta contra a discriminação, afirmou: “É lamentável que em momentos como esse, quando o mundo inteiro se reúna para erradicar o coronavírus, o rabino Mazuz considere apropriado culpar o surto do vírus na comunidade LGBTQ. Condenamos severamente suas declarações e pedimos que ele se desculpe”.

Já o ministro Yaakov Litzman, que foi contaminado pelo novo coronavírus, tem estado à frente das medidas de isolamento social para conter o avanço da doença no país. Já são 9.404 casos e 73 mortes.

O IBI entrou em contato com esses veículos solicitando a correção, o que foi feito.

ANTES


DEPOIS

Artigos Relacionados


O que leva grupos de esquerda à Embaixada do Irã no Brasil?

Calendar icon 9 de janeiro de 2020

Você pode ser a favor, contra ou mesmo ter sentimentos dúbios em relação ao ataque americano que matou o general iraniano Qasem Soleimani. Mas chega a ser estranho ver grupos de esquerda se compadecendo das autoridades do regime, apressando-se a prestar-lhes condolências e fazendo isso justamente no espaço mais representativo do aparato oficial. Não é […]

Arrow right icon Leia mais

Debate sobre conflito israelo-palestino lota plateia na Casa de Rui Barbosa, no Rio

Calendar icon 10 de julho de 2018

Evento contou com apoio do IBI

Arrow right icon Leia mais

Caso Prevent Senior, nazismo e a ética médica

Calendar icon 6 de outubro de 2021

Anita Efraim e Amanda Hatzyrah conversaram Natália Pasternak e Michel Gherman

Arrow right icon Leia mais