Palestinos celebram o Dia da Terra
Palestinos em todo o mundo celebram hoje o Dia da Terra, uma das datas mais importantes do calendário civil palestino. Lembrada desde 1976 – quando seis árabes-israelenses que protestavam contra a expropriação de terras na Galileia foram mortos –, a data incorporou uma série de celebrações que trazem à tona a luta dos palestinos por seu Estado.
O dia é marcado de maneiras distintas nas várias regiões da chamada Palestina Histórica. Em Gaza, as manifestações costumam ser na fronteira com Israel (muitas vezes violentas), e a luta é pelo fim do Estado judeu e pelo direito de retorno dos palestinos para cidades israelenses das quais tiveram que sair em 1948. Já em Israel, as manifestações têm mais relação com a aquisição de direitos políticos por parte das minorias árabes no país.
No entanto, com a crise do coronavírus e a consequente quarenta, tudo vai ser diferente. Ações nas redes sociais e bandeiras nas janelas vão substituir as tradicionais manifestações e aglomerações na comemoração do 44º aniversário do Dia da Terra.
Artigos Relacionados
Editorial: a ONU e a lista de empresas que atuam nos territórios palestinos na Cisjordânia
14 de fevereiro de 2020
A fundação da ONU serviu para que o mundo marcasse uma nova fase em seu desenvolvimento. Após as tragédias humanas da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, perspectivas de paz e multilateralidade estavam sendo construídas por uma instituição que deveria mediar as relações entre as nações do mundo. Não é casual que, junto as estruturas […]

Debate sobre conflito israelo-palestino lota plateia na Casa de Rui Barbosa, no Rio
10 de julho de 2018
Evento contou com apoio do IBI

Coletivo judaico LGBTQIAP do Instituto Brasil-Israel, Gaavah, promove semana do orgulho com série de debates
18 de junho de 2021
A programação acontece entre os dias 22/06 e 27/06 e vai discutir a intersecção das identidades judaica e LGBTQIA+
