Rafael Kruchin dá palestra aos membros do Habonim Dror de Curitiba
Na última sexta-feira, dia 29/11, Rafael Kruchin, coordenador executivo do IBI, deu uma palestra para os membros do Habonim Dror de Curitiba sobre a “politização da identidade judaica”.
Kruchin discutiu a recente entrada de Israel na pauta política brasileira e como esse fenômeno afeta a imagem que as pessoas têm sobre os judeus no imaginário social.
Para Rafael, a associação de Israel com o atual governo brasileiro consolidou um imaginário social que identifica Israel, o sionismo e seus defensores no campo da direita do espectro político.
Na opinião pública e corriqueira, “judaísmo” e “Israel” se confundem muito. Assim, tem se consolidado cada vez mais a ideia de que ser judeu é ser de direita ou conservador, impondo novos desafios para aqueles que não se identificam com esse perfil.
Artigos Relacionados
No 73o Dia da Independência, um Israel com cada vez menos judeus
13 de abril de 2021
Por Daniela Kresch

IBI participa do Fest Shalom
10 de dezembro de 2019
O IBI marcou presença na Fest Shalom, festival que aconteceu no último domingo (08/12), no estacionamento da Assembléia Legislativa. O instituto propôs uma atividade aos que passavam por sua barraca: um teste com 20 perguntas sobre a sociedade israelense. Dependendo das respostas o participante chegava a um perfil. A brincadeira serve para mostrar a diversidade […]
