O que diz uma grande parcela dos jovens da comunidade sobre sionismo? O IBI foi ouvir.
Essa semana, Michel Gherman, colaborador do IBI teve uma conversa com os grupos de juventude da CIP. Jovens da Chazit, Avanhandava e colônia se reuniram para uma conversa franca e aberta. O tema? Sionismo e Israel.
Em um momento de usos e reusos do sionismo no interior da política brasileira, ficou clara a necessidade de promover conversas e debates sobre o tema com jovens dos movimentos juvenis.
Entre as conclusões mais forte, apareceu a compreensão de que modelos de hasbará clássicos já estão ultrapassados. Para se falar de sionismo é preciso conhecer as contradições de uma sociedade complexa e diversificada.
Antes das guerras, dos heróis e dos inimigos, jovens judeus sionistas querem escutar de poetas e autores de Israel. Além disso, querem discordar se seus governos sem precisar se justificar internamente, querem amar Israel, ao mesmo tempo que têm questões sobre o estado.
Os jovens querem ser sionistas e querem ter o direito de ser críticos.
Artigos Relacionados
Artista e ativista Gershon Knispel morre aos 86 anos em Israel
21 de setembro de 2018
Faleceu, no início de setembro, na cidade de Haifa, o desenhista, gravador, pintor, muralista, escultor e ativista Gershon Knispel, aos 86 anos. Knispel nasceu em Colônia, Alemanha, em 1932. Aos três anos, emigrou com a família para região da Palestina, então sob mandato britânico, indo morar em Haifa. Desde jovem engajou-se com o ideário socialista. […]

Uma coalizão inédita vai terminar com a era Bibi? Possíveis cenários na política israelense
6 de maio de 2021
Live com Michel Gherman e Karina Calandrin

Imigração judaica para Israel é tema do novo episódio do podcast do IBI
4 de julho de 2019
Com Anita Efraim, Amanda Hatzyrah e Gladis Berezowsky
