Diversidade na música judaica é tema do novo episódio do podcast do IBI
Assim como em outras culturas, a música é um aspecto muito importante na cultura judaica, um elemento essencial para a compreensão das tradições seculares e sagradas da Europa e do Oriente Médio, e da própria História do povo judeu. Muito da música judaica tem origem nos antigos cantos litúrgicos, que sofreram adaptações no decorrer dos anos e floresceram nos mais diversos ambientes étnicos, sociais, culturais e religiosos, mas sem perder a sua identidade.
Toda essa diversidade deu origem a um incrível número de vertentes musicais: tem música ashkenazi em ídiche, música sefaradi em ladino, música mizrahi e israeli em hebraico, religiosa, popular, erudita e por aí vai…
É disso trata o novo episódio do podcast do IBI.
Apresentação: Amanda Hatzyrah e Daniel Douek. O episódio conta com a participação da cantora Fortuna, que tem um projeto de resgate do cancioneiro ladino, o dialeto judeu-hispânico.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Israel Delivery #2 – Política e pandemia: Formação de um governo de união nacional em Israel
30 de março de 2020

Coexistência entre judeus e árabes em Tel Aviv inspirou coleção do estilista Ronaldo Fraga
25 de outubro de 2018
Desfile na São Paulo Fashion Week teve como tema a tolerância

Michel Gherman encerra curso da Casa do Saber em parceria com o IBI
8 de agosto de 2018
Michel Gherman fechou o ciclo de quatro aulas do curso “Israel: Trajetórias e Perspectivas”, na Casa do Saber, em parceria com o IBI, na última segunda-feira (06/08). O professor da UFRJ iniciou a aula “Tendências da sociedade israelense contemporânea: o que esperar do futuro? Como Israel chegará aos 100 anos?” falando sobre como o conceito […]
