Alunos debatem aspectos multiculturais das sociedades palestina e israelense
31 maio 19

Alunos debatem aspectos multiculturais das sociedades palestina e israelense

Para trazer o tópico da diversidade cultural existente em Israel e na Palestina, a quinta aula do curso “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, realizada na última quinta-feira (30), propôs aos alunos uma atividade de “role-play”. A dinâmica de grupo foi conduzida por Alexandra Nigri e Michelle Fidelholc.

Cada participante ganhou um cartão que indicava uma identidade com diversas peculiaridades: israelense, palestino, árabe, religioso, laico, político, apolítico, entre outras. Na atividade, os alunos foram convidados a aprofundar aspectos das personalidades descritas nos cartões e, posteriormente, a dividir seus pontos de vista entre si.

Após o primeiro contato, houve uma análise das diferenças e semelhanças entre as apresentações dos alunos, que se organizaram em grupos, de acordo com suas opiniões e interesses pessoais. Depois, para compreender melhor os vários aspectos das personalidades de cada uma das personas, os alunos debateram sobre a complexidade do multiculturalismo das sociedades israelense e palestina. A aula terminou com uma reflexão, proposta após a exibição de um trecho do vídeo “The danger of a single story”, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

Artigos Relacionados


O exército israelense visto de dentro é tema do novo episódio do podcast do IBI

Calendar icon 26 de setembro de 2019

Anita Efraim, Amanda Hatzyrah, Felipe Daniel e Marina Friedman

Arrow right icon Leia mais

E eu com isso? #59: Psicanálise, confinamento e judaísmo, com Christian Dunker

Calendar icon 7 de junho de 2020

Arrow right icon Leia mais
E eu com isso? #227 Lei do retorno e conversão ao judaísmo
E eu com isso? #227 Lei do retorno e conversão ao judaísmo

Calendar icon 12 de julho de 2023

Aqui no podcast, temos uma série em que falamos sobre conversão a partir das diferentes correntes do judaísmo, mas dessa vez a discussão será sobre como a reforma judicial proposta pelo parlamento israelense pode afetar aqueles que se convertem ao judaísmo e buscam obter a cidadania em Israel. Já são 27 semanas de protestos ininterruptos […]

Arrow right icon Leia mais