Evento em homenagem ao escritor Amós Oz, produzido pelo IBI e Cia das Letras, enche a Casa do Povo
06 maio 19

Evento em homenagem ao escritor Amós Oz, produzido pelo IBI e Cia das Letras, enche a Casa do Povo

IBI

Cerca de 150 pessoas lotaram a sala principal da Casa do Povo, no coração do Bom Retiro, na região central de São Paulo, para o evento em homenagem ao escritor israelense Amós Oz, no último sábado (04/05). 

A jornada começou com uma mesa de debates sobre a obra literária de Oz, com participação da professora da Universidade de São Paulo Nancy Rozenchan e do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Michel Gherman, que é também colaborador do IBI. Nancy explicou os desafios de fazer a tradução da obra de Oz e a complexidade da geração de escritores da qual Amós Oz faz parte — isto é, que nasceram em Israel antes da fundação do Estado e tiveram que rever sua relação com o país. 

Já o professor Michel Gherman fez uma interpretação da obra do autor a partir da escolha de nomes dos personagens e de passagens literárias que evidenciam conflitos do próprio autor com relação à tradição e também traição de sua própria identidade. 

A segunda mesa, com participação da professora da Universidade Estadual Paulista Heloisa Pait e do jornalista João Paulo Charleaux, deu ênfase à atuação política de Oz. Heloisa chegou a se emocionar durante sua fala, também emocionando o público presente. Já o jornalista Charleaux fez considerações sobre a militância do escritor, ao destacar a postura pragmática de Oz diante de situações conflituosas, na busca por um consenso entre as partes, e a importância do lugar da dúvida. “Apenas os fanáticos alimentam certezas”, resumiu. 

No intervalo entre as mesas, a atriz Mika Lins fez leituras de trechos da obra de Oz. O local recebeu ainda uma exposição com as ilustrações da artista visual Carla Caffé para o livro “Sumchi”. Após a discussão das mesas, foi exibido o filme “De Amor e Trevas”, dirigido pela atriz Natalie Portman, e baseado na obra homônima e sobre as memórias do escritor e ativista israelense. 

Artigos Relacionados


Milhares de israelenses e palestinos reúnem-se para celebrar o Dia da Recordação

Calendar icon 20 de abril de 2018

Cerca de 7.000 pessos realizaram cerimônia conjunta em Tel Aviv

Arrow right icon Leia mais

Como os brasileiros votaram em Israel e nos territórios palestinos

Calendar icon 1 de novembro de 2018

Ao todo, 539 pessoas foram às urnas em Israel para escolher o presidente do Brasil. Jair Bolsonaro ficou em primeiro, com 391 votos (72,5%). Fernando Haddad recebeu 115 (21,3%). 33 foram brancos e nulos (6,1%). Considerando apenas os votos válidos, Bolsonaro aparece com 77,3 por cento, enquanto Haddad fica com 22,7. Já nos territórios palestinos, […]

Arrow right icon Leia mais

Playlist da semana: O Poder da Reconexão

Calendar icon 27 de março de 2020

Curadoria de Fortuna Safdie

Arrow right icon Leia mais