Fortaleza recebe o primeiro encontro do LAIS (Latin American Israel Studies)
Entre o dias 19 e 22 de Novembro de 2018, acontecerá, em Fortaleza, o primeiro encontro do grupo LAIS (Latin American Israel Studies) para promoção de cooperação entre Brasil e Israel, que ocorre dentro da programação do 2º BIWARD, conferência sobre soluções sustentáveis para as áreas desérticas e secas entre Brasil e Israel.
Trata-se de uma aproximação entre acadêmicos da América Latina, Estados Unidos e Israel com intuito de realizar futuras parcerias e aprofundar o intercâmbio de conhecimento de estudos sobre Israel.
Com participações de Michel Gherman (UFRJ), Guilherme Casarões (FGV/SP), Arieh Saposnik (BGRI), Shai Tagner (BGRI), Leonel Caraciki (BGRI), o encontro – aberto ao público – estará dividido entre diversos temas atuais como Educação sobre Israel no Brasil; Sionismo e os evangélicos brasileiros; O estado judeu e a terra santa, entre outros.
A comunidade acadêmica latino-americana, apesar de ser um espaço de criatividade intelectual reconhecido, raramente é envolvida nessas questões. A iniciativa do encontro LAIS busca promover os estudos sobre Israel na América Latina e a voz dos acadêmicos latino-americanos nas discussões acadêmicas que envolvem Israel.
O grupo LAIS, que será formado no primeiro encontro, é aberto para qualquer acadêmico que se interesse em participar. O encontro conta com o apoio do Instituto Brasil-Israel (IBI), da CONIB (Confederação Israelita do Brasil) e a Embaixada de Israel no Brasil.
Programação:
Segunda – 19/11
18:00 Sessão de Abertura da Conferência BIWARD e Keynote
Terça – 20/11
10:00 Conversa de introdução ao LAIS
– Arieh Saposnik, BGRI: “Israel como um Código Cultural e as Tarefas e Desenvolvimento dos estudos sobre Israel”
11:45 Mesa: Introdução pessoal e institucional dos participantes
14:30 1o Painel de apresentações individuais
– Renato Athias (Universidade Federal de Pernambuco): “Povos Indígenas em Israel e no Brasil: Apontamentos sobre a Antropologia Política no Brasil e em Israel”
– Arieh Saposnik (BGRI, BGU): “Imóveis ou Terra Santa? A luta pelo espaço Sagrado e Profano no Pré-Estado Palestino”
– Samuel Feldberg (Universidade de São Paulo): “Os Desafios para o Ensino de estudos sobre Israel no Brasil”
16:30 2o Painel de apresentações individuais
– Guilherme Casarões (Fundação Getulio Vargas): “Evangélicos do Brasil e o discurso Sionista”
– Leonel Caraciki (BGRI, BGU): “Em toda geração eles se levantam contra nós: Visões de Israel sobre a resolução ‘Sionismo é Racismo’ (1975)”
– Fernando Brancoli (Universidade Federal do Rio de Janeiro): “ Narrativas do Terrorismo Islâmico e suas relações com questões criminais: Fronteiras brasileira, paraguaia e argentina e a dinâmica palestina israelense”.
Quarta – 21/11
10:00 – 3o Painel de apresentações individuais
– Bruno Szlak (Universidade de São Paulo)
– Michel Gherman
11:15 – Shai Tagner (BGRI, BGU): “Refugiados não-judeus no Estado judeu: abordando os desafios do asilo em busca de migração através de uma perspectiva judaica em Israel”
14:00 – Mesa: Estabelecendo e promovendo estudos sobre Israel na américa Latina
15:15 – Discussão de encerramento
Sobre o BIWARD:
Brazil-Israel Water, Agriculture Research and Development – BIWARD
Data: 19 a 22 de novembro de 2018
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza/Brasil
Programação
As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas.
Áreas temáticas:
• Tecnologia de Água
• Desafios e Soluções Agrícolas
• Oficinas e Viagem de campo
• Física Ambiental e Energia Solar
• Dessalinização
* O evento terá como língua oficial o INGLÊS*
Público alvo:
• Agronomia
• Engenharia de Pesca
• Biologia
• Engenharia Sanitária
• Engenharia Ambiental
• Educação
• Áreas afins
A conferência BIWARD é uma nova plataforma de cooperação científica e rede entre dois países que têm em comum encontrar soluções sustentáveis para as áreas desérticas e secas. Como o sul de Israel (Neguev) e o Nordeste do Brasil compartilham muitas semelhanças em suas condições ambientais, de terras áridas, sem-iáridas e secas, o potencial para colaboração científica, agrícola e industrial é um desafio compartilhado.
O programa de 3 dias consiste em palestras e painéis frontais, workshops, viagens de campo e eventos sociais. A conferência fornecerá oportunidades para que formuladores de políticas, proprietários de terras, gerentes da indústria e cientistas considerem questões teóricas e práticas associadas à sobrevivência sustentável em terras áridas.
Artigos Relacionados
Mostra de Cinema Internacional de São Paulo tem filmes palestino e israelense
23 de outubro de 2020
De 22 de outubro a 4 de novembro, acontece a tradicional Mostra Internacional de Cinema em São Paulo — em 2020, em versão majoritariamente on-line e disponível para todo Brasil. Durante duas semanas, serão exibidos 198 títulos de 71 países em três plataformas (a Mostra Play, o Sesc Digital e a Spcine Play) e em […]

Jaime Spitzcovsky fala sobre as transformações no Oriente Médio em evento de fim de ano do IBI
20 de dezembro de 2017
Antes da palestra, presidente do instituto apresentou um balanço do trabalho em 2017

O “Dilema El Al”: O governo deve salvar empresa privada que é ícone nacional?
9 de junho de 2020
TEL AVIV – O que fazer com uma companhia aérea “nacional” que está prestes a quebrar por causa do Covid-19? Salvar ou deixar quebrar? Digo “nacional” com aspas porque o dilema é ainda maior quando a empresa aérea nem é do Estado e sim privada. É o caso da El Al israelense, sem dúvida uma […]
