Aula do IBI em Porto Alegre discute origens e desenvolvimento do sionismo
No último domingo, 16 de setembro, o professor Michel Gherman, colaborador do IBI, ministrou um “aulão”, em Porto Alegre, intitulado “Sionismo é no plural”.
Durante o encontro, realizado no bairro de Santa Cecília, foram discutidas as origens e o desenvolvimento do sionismo e as várias leituras possíveis sobre o movimento nacional judaico, historicamente e na atualidade.
Michel Gherman é professor de História e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui doutorado em história social pela UFRJ e mestrado em antropologia e sociologia pela Hebrew University of Jerusalem.
Artigos Relacionados
Turistas presos na Turquia, o julgamento de Netanyahu e mais | Expresso Israel
22 de novembro de 2021
Expresso Israel, um resumo das notícias da semana de Israel e do Oriente Médio


#175 Mr. Catra, a margem e a escolha por ser hebreu
15 de julho de 2022
Dono de um timbre extremamente grave, Mr. Catra (1968-2018) ficou famoso pela criação de diversos hits do funk que embalaram toda uma geração.Uma faceta menos conhecida do artista, foi sua conversão informal ao judaísmo, após uma viagem a Israel. “Foi através do judaísmo que Mr. Catra elaborou a relação entre brancos e negros”, diz a […]

Em parceria com IBI, Casa do Saber promove curso sobre Israel
4 de julho de 2018
A Casa do Saber dá início, dia 16, ao curso Israel: Trajetórias e Perspectivas, elaborado em parceria com o IBI. Em 2018 o Estado de Israel completa 70 anos de criação. Ainda assim o país continua uma questão essencial no centro do Oriente Médio e do mundo. Os encontros, em parceria com o Instituto Brasil-Israel, apresentam um […]
