Marta Topel aborda o multiculturalismo em Israel na 5ª aula do curso do IBI em SP
18 set 18

Marta Topel aborda o multiculturalismo em Israel na 5ª aula do curso do IBI em SP

IBI

A quinta aula do curso de formação do IBI, ministrada por Marta Topel, na última segunda-feira, 17/09, em São Paulo, abordou o multiculturalismo em Israel e os diversos grupos que compõem a sociedade israelense.

A antropóloga e diretora do Centro de Estudos Judaicos da USP abordou os diversos eixos que separam os diferentes grupos em Israel, desde os seus primórdios até os dias de hoje: o nacional, o étnico, o religioso e o de classes.

Tratando da origem do sionismo e das ondas migratórias a Israel que ajudaram a compor o mosaico cultural do país recém criado, Topel destacou a dificuldade de aceitação dos grupos que não se encaixavam no ideal sionista dominante da época: europeu, imbuído de valores patrióticos, socialistas, seculares, com potencial de defesa e com aptidão para o trabalho da terra.

Com o passar dos anos da fundação do Estado judeu, os grupos minoritários começaram a reivindicar seus direitos e suas particularidades. Uma das principais reivindicações nesse sentido, segundo a professora, foi o movimentos dos Panteras Negras em Israel, de judeus orientais que, baseados no movimento “Black Panters” norte-americano, lutavam contra os privilégios dos judeus de origem europeia.

Para Marta Topel, com as reivindicações dos diversos grupos que compõem o cenário étnico-cultural do país, hoje estes se deixam ouvir cada vez com mais frequência no Parlamento, Suprema Corte de Justiça, imprensa e organizações comunitárias.

Artigos Relacionados


Elisa Goldman discute o conceito de Orientalismo em aula do IBI, no Rio

Calendar icon 7 de junho de 2019

No dia 29 de maio aconteceu a segunda aula do curso de formação do IBI, no Rio de Janeiro. O tema ‘Orientalismo: Como Conhecer o Oriente Médio?’ foi debatido pela professora Elisa Goldman a partir de uma perspectiva pós- colonial. O repertório acadêmico do autor palestino Edward Said foi apresentado como referência central do debate. […]

Arrow right icon Leia mais

A sociedade israelense se assemelha a um arquipélago social, afirma Bernardo Sorj

Calendar icon 21 de junho de 2019

O sociólogo Bernardo Sorj analisou a formação da elite na sociedade judaica na quarta aula do curso “Israel e Palestina: entre conflitos e narrativas”, ministrado no Rio de Janeiro, na quarta-feira (12). Tendo em vista que os grupos sociais não são homogêneos e há sempre aqueles que se destacam em determinado período da história, a […]

Arrow right icon Leia mais

As feridas autoinflingidas de Israel

Calendar icon 22 de março de 2018

Leia artigo de Ronald S. Lauder, presidente do Congresso Judaico Mundial, publicado no The New York Times

Arrow right icon Leia mais