Curso do IBI no Rio: aula de Alexandre Rodrigues aborda nacionalismos
06 set 18

Curso do IBI no Rio: aula de Alexandre Rodrigues aborda nacionalismos

“Nacionalismos” foi a questão central da terceira aula do curso de formação do IBI no Rio de Janeiro. O professor convidado foi Alexandre Rodrigues.

A proposta foi pensar o surgimento do nacionalismo como a transformação de uma equação entre Estado, Povo e Nação. Segundo o professor, ela muda radicalmente a partir da Revolução Francesa, quando a ideia de povo passa a ser o fiador do poder na política.

Todavia, a própria compreensão do que era uma nação, do que liga todos os nacionais, ainda não era algo consolidado. É durante o longo século XIX, por meio tanto da invenção de uma história quanto de um novo homem a romper com o passado, que se cria esse vínculo.

Ademais, é necessário não olhar a história com um processo com um único fim possível. Assim, foi discutido como o projeto de Estado-Nação como representante do povo se consolidou e triunfou, mas não era o único possível.

Pensando também nos múltiplos processos de construção da nação ao redor do mundo, baseados nos mais diversos critérios e imaginações, o professor sugeriu uma reflexão sobre os limites e futuros do nacionalismo e como isso pode afetar os rumos de Israel e Palestina. Ou, pelo contrário, talvez como transformações da questão nacional entre Israel e Palestina podem fundar novas formas de nação e nacionalismo menos excludentes e mais inclusivas.

Artigos Relacionados


Diante da mortandade, não nos calaremos!

Calendar icon 16 de abril de 2021

Arrow right icon Leia mais

Curso de Formação do IBI

Calendar icon 27 de julho de 2018

Arrow right icon Leia mais

Reuven Rivlin: “Amos Oz – in memoriam”

Calendar icon 4 de janeiro de 2019

Presidente de Israel escreveu texto comovente em memória do escritor

Arrow right icon Leia mais