IBI dá início ao seu curso de formação
14 ago 18

IBI dá início ao seu curso de formação

IBI

O Instituto Brasil-Israel deu início ontem (13/08) ao seu curso de formação “Precisamos falar sobre Israel e Palestina’.  A primeira aula “Sionismo é no plural: o movimento nacional judaico” foi ministrada pelo professor da UFRJ Michel Gherman.

O historiador falou sobre a pluralidade do movimento sionista e analisou como a excepcionalidade de assuntos sobre Israel interdita o debate.  “O sionismo é diverso, plural. A demanda pela linearidade histórica ‘singulariza’ o movimento e exclui sua complexidade.”, afirmou. “O que está por trás da lógica do discurso exclusivamente pró-Palestina ou pró-Israelense é uma radical percepção de excepcionalidade, do tipo ‘você não sabe o que eu sofri’. As dores de um lado e de outro são percebidas como as piores da história, e não há ressarcimiento ou perspectiva de paz.”

Gherman também lembrou a importância dos movimentos da sociedade civil israelenses que, apesar de pujantes, são muitas vezes esquecidos pelo mainstream da mídia.”Há, na sociedade civil e nas instituições de Israel, pluralidade.”

A próxima aula “Árabes ou palestinos? O desenvolvimento da consciência nacional na Palestina” será ministrada por Muna Omran.

Quer saber mais informações sobre nossos cursos e eventos? Escreva para contato@institutobrasilisrael.org ou mande um WhatsApp para 94910-2149.

Artigos Relacionados


“Todo judeu é rico?” é tema do novo episódio do podcast do IBI

Calendar icon 11 de setembro de 2019

Com Amanda Hatzyrah e Anita Efraim

Arrow right icon Leia mais

Colaborador do IBI dá entrevista ao jornal The Algemeiner

Calendar icon 17 de outubro de 2018

Guilherme Casarões analisou posicionamento de Jair Bolsonaro em relação a Israel

Arrow right icon Leia mais

Os países árabes e os refugiados palestinos – Por Jamil Chade

Calendar icon 8 de outubro de 2020

Arrow right icon Leia mais