Instituto Brasil-Israel dá palestra a futuros madrichim do Taglit
IBINo dia 29 de abril, o IBI foi a São Roque para dar uma palestra para os futuros madrichim do Taglit, que estavam em um seminário de formação. Quem deu a palestra foi Michel Gherman, colaborador do IBI.
O professor tratou, entre outros temas, do conflito de narrativas entre a Hasbará e as visões antissionistas, e ressaltou a importância de se entender o sionismo no plural, sem que sejam consolidadas visões hegemônicas sobre o tema.
Ressaltando a importância de todos poderem se manifestar sem que tenham que seguir pacotes prontos, ressaltou: “não podemos fazer com que ninguém volte para o armário, ninguém. A condição judaica, da mesma forma que a opção sexual, não pode ser impeditivo da liberdade de expressão”. E completou: “temos que conviver na discordância”.
Ao final, os 40 presentes aplaudiram com entusiasmo e todos seguiram conversando em um almoço informal.
Artigos Relacionados
Ernesto Araújo anula e relativiza a memória do Holocausto
29 de abril de 2020
O Instituto Brasil-Israel repudia com veemência tal relativização


E eu com isso? #255 Judaísmo e o tempo
31 de janeiro de 2024
Na tradição judaica, o tempo é muitas vezes referido como espaço sagrado, assim como o livro seria o verdadeiro templo do povo judeu. Para Spinoza, o tempo é meramente um acidente do movimento, um modo de pensar. Já Heschel considerava o tempo o coração da existência. Para Freud, o inconsciente humano é alheio à cronologia, […]

Playlist da semana: Músicas em hebraico e ladino
19 de agosto de 2019
Curadoria de Fortuna Safdie
