Instituto Brasil-Israel inicia ciclo de palestras sobre 70 anos de Israel e sionismo contemporâneo na Chazit
24 abr 18

Instituto Brasil-Israel inicia ciclo de palestras sobre 70 anos de Israel e sionismo contemporâneo na Chazit

IBI
O IBI deu início, domingo, ao seu ciclo de palestras sobre 70 anos de Israel e o sionismo contemporâneo. A primeira da série aconteceu na Casa de Juventude da CIP, para 40 pessoas da Chazit, Colônia e Avanhandava, da CIP. 
O professor e historiador Michel Gherman, da UFRJ,  falou sobre a importância, nesse aniversário de 70 anos de Israel, de entender o sionismo a partir de múltiplas visões e sobre a necessidade de sair de campos polarizados. “A incapacidade de ver o sionismo de diferentes formas é o que contribui para o enraizamento de um conceito único e para visões estereotipadas usadas pela direita e pela esquerda”. 
Quando indagado se ser judeu implica ser também sionista, o professor respondeu: “Hoje o sionismo passou a constituir muito da identidade judaica, há um trabalho forte nesse sentido no que diz respeito à educação sionista contemporânea. Ocorre que o judaísmo, assim como o sionismo, é múltiplo. Muitos judeus ultra-ortodoxos não são sionistas, já que entendem que o Estado de Israel deve ser construído pelo Messias, e não pelos sionistas. Poderíamos dizer que eles não são judeus? É claro que não.”
Quer saber mais sobre nosso ciclo de palestra? Mande e-mail para contato@idip.com.br ou um whatsAPP para 949102149.

Artigos Relacionados


A propaganda sionista: o KKL, os periódicos e o cinema

Calendar icon 22 de março de 2019

Coluna do Niej

Arrow right icon Leia mais

Curso no Sesc aborda os 70 anos de Israel

Calendar icon 13 de setembro de 2018

Ciclo no Centro de Pesquisa e Formação acontece nos dias 10 e 11 de outubro

Arrow right icon Leia mais

A primeira guerra do Norte: Crônica do próximo conflito entre Israel, Líbano e Síria

Calendar icon 5 de agosto de 2020

TEL AVIV – “Primeira Guerra do Norte”. Já tem até nome o próximo conflito na fronteira Norte de Israel. Seria uma guerra contra uma frente formada por libaneses, sírios e iranianos. Sinceramente, fico ansiosa com a ideia de que já deram nome para um conflito que nem começou. Fica parecendo que é inevitável e que […]

Arrow right icon Leia mais