IBI promove debate sobre o filme Hotel Everest
IBICerca de setenta pessoas compareceram à exibição do filme Hotel Everest, promovido pelo IBI, no último domingo, na sede da Bnai Brit.
O documentário – dirigido por Claudia Sobral – relata encontros capitaneados pela ONG Center for Emerging Futures, que junta israelenses e palestinos para rodas de conversas sobre o conflito. Dois personagens conduzem o filme: o palestino Ibrahim Issa e o israelense Eden Fuchs.
Após a exibição Claudia respondeu perguntas da plateia. Para a diretora, que também já dirigiu um filme sobre parentes de nazistas e sobreviventes do Holocausto, é necessário abrir espaços de diálogo: “Não me interessou fazer um filme sobre o conflito entre israelenses e palestinos, mas contar a história dessas pessoas. São relatos de resistência. Não é fácil sentar e ouvir o outro lado”, disse. A cineasta também chamou a atenção para as iniciativas feitas pela sociedade civil israelense e palestina “É a única saída. Conversando com os personagens percebe-se que as histórias são de muita dor. Muito medo. Isso precisa parar. Inúmeras organizações fazem um trabalho sério pela paz, é preciso olhar para elas.”, revelou.
Nadia Yunis, uma das líderes do movimento Women Wage Peace – no qual árabes e israelenses marcham pela paz – estava na plateia e perguntou a um dos protagonistas do filme por videoconferência, Eden Fuchs, o que era necessário para que mais iniciativas como a de sua organização tenham êxito. Fuchs afirmou ser um grande apoiador do movimento e reafirmou que é necessário que as organizações se ajudem, pois a paz virá da sociedade.
O debate foi finalizado com um recado da diretora para judeus e árabes da diáspora “Precisamos lutar pelo diálogo sempre. Conversar com o outro”.
Artigos Relacionados
Yad Vashem oferece curso online e gratuito sobre antissemitismo
20 de março de 2018
Curso promovido pelo museu israelense dura seis semanas

Morte de Marielle repercute em Israel
20 de março de 2018
Notícia teve destaque em jornal israelense

Permutas populacionais ou coexistência?
7 de março de 2018
O olhar palestino a respeito da criação de Israel é o pior possível. O termo Naqba, catástrofe, é o que o define. O problema da fuga de centenas de milhares de palestinos de suas terras por ocasião da Guerra de Independência de Israel contra seus vizinhos, gerou o problema dos refugiados e uma ideia central […]
