Sob polêmica, Radiohead se apresenta em Tel Aviv
A realização do show do Radiohead, que aconteceu nesta quarta-feira, em Tel Aviv, foi cercada de polêmicas e troca de farpas entre o vocalista, Thom Yorke, e o ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters.
Após Waters pressionar a banda para que não se apresentasse em Israel, em meio a campanha de boicotes contra o país, Thom Yorke se manifestou sobre o assunto em entrevista à revista Rolling Stone. “É profundamente desrespeitoso assumir que estamos desinformados ou que somos tão incapazes que não podemos tomar este tipo de decisão por nós mesmos”, declarou o líder da banda britânica. “Não concordo com a proibição cultural, juntamente com J.K. Rowling, Noam Chomsky e uma longa lista de outros“.
Yorke também defendeu sua posição pelo Twitter: “Tocar em um país não é o mesmo que apoiar seu governo (…). Não apoiamos Netanyahu e nem Trump, mas mesmo assim tocamos nos Estados Unidos”.
Na última terça, a cantora árabe-israelense Nasreen Qadri apoiou a decisão do Radiohead em artigo publicado na versão digital da revista Newsweek. “Nasci em Haifa e cresci em Lod, duas cidades com uma mistura de comunidades árabes e judaicas, vivendo lado a lado. Nem sempre foi fácil, mas minha experiência pessoal ensinou que o diálogo aberto é o único meio de superar nossas diferenças”, afirmou.
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; min-height: 14.0px}
Artigos Relacionados
Giro pelo mundo judaico: da Ben&Jerry’s a Bolsonaro com ultraconservadores
6 de agosto de 2021
Anita Efraim e Amanda Hatzyrah conversaram com João Miragaya, editor do Conexão Israel

Michel Gherman participa de ciclo de capacitação dos madrichim da CIP
15 de fevereiro de 2019
O Manhigut é o curso de formação dos madrichim (tutores) da CIP (Congregação Israelita Paulista) – uma das maiores comunidades judaicas de SP. Neste começo de ano de 2019, o Manhigut se propôs a se renovar e vem fazendo inúmeras capacitações buscando novos conteúdos para fortalecer a formação de seus jovens. Nesse sentido, na última […]

Legislação e Honestidade
25 de julho de 2018
A Declaração de Independência de Israel, conforme escrito no documento solenemente lido por Ben Gurion em 14 de Maio de 1948 na histórica sessão de fundação do Estado, afirma de maneira absolutamente clara e explícita a formação deste como a entidade nacional territorial do povo judeu. O direito desse povo a uma tal prerrogativa é […]
