
Instituto Brasil-Israel lança pesquisa inédita sobre perceção dos brasileiros sobre os judeus, o Estado de Israel e o conflito entre Israel e Hamas
ACESSE O RELATÓRIO COMPLETO DA PESQUISA
O Instituto Brasil-Israel lançou uma pesquisa inédita no Brasil: o levantamento “Percepções e narrativas da população brasileira sobre os judeus, o Estado de Israel e o conflito entre Israel e Hamas”, encomendado ao Instituto de Pesquisa IDEIA, revela o que pensam os brasileiros sobre tais temas.
A partir de 7 de outubro de 2023, com a invasão do grupo terrorista Hamas ao território israelense, desencadeando o conflito que ainda segue em curso, o tema ganhou a atenção da imprensa e das redes sociais, formando a opinião dos brasileiros.
Um dos destaques da pesquisa foi a reação dos brasileiros diante da atuação israelense no conflito. O estudo mostra que 46% dos brasileiros reconhecem o direito de defesa de Israel e 28% apontam excesso militar na Faixa de Gaza; sendo que 18% concordam com as duas visões ao mesmo tempo.
O estudo, conduzido entre junho e novembro de 2024, combinou diferentes metodologias, quantitativas e qualitativas, com abrangência nacional. As estratégias incluíram o monitoramento de redes sociais brasileiras, com a identificação de mais de 2,2 milhões de ocorrências sobre Israel; uma pesquisa quantitativa, com a realização de 2.073 entrevistas com amostra representativa da população brasileira; cinco sessões de grupos focais para aprofundamento qualitativo, com participantes recrutados em todas as regiões do país; além de uma técnica qualitativa voltada para a escuta estruturada, com a possibilidade de fazer perguntas simples diretamente para uma audiência e pedir o compartilhamento de prints recebidos em mensageiros, como grupos de WhatsApp e Telegram, envolvendo 1.067 participantes, abrangendo todas as regiões do Brasil.
“Ao integrar métodos quantitativos, qualitativos e análise de redes sociais, o estudo oferece um retrato inédito da opinião pública brasileira sobre o conflito. Os resultados apontam não apenas para uma polarização crescente, mas para uma lacuna estrutural de conhecimento sobre o tema”, afirma Cila Schulman, CEO do Instituto de Pesquisa IDEIA.
Para o diretor-executivo do Instituto Brasil-Israel, Pedro Kelson, o dado expõe o tamanho da complexidade existente neste conflito. “Os números são de grande relevância para que possamos explicar à parcela da população brasileira que, de modo legítimo, se indigna com as violações de direitos humanos em Gaza, que Israel é um país em estado de permanente ameaça e ataques constantes, composto por refugiados de guerras e perseguições. Ao mesmo tempo, nos ajuda explicar para aquelas pessoas que apenas se sensibilizam com a dor israelense de que a população palestina é composta por gente, pessoas que estão sofrendo, cujos direitos têm sido sistematicamente violados nessa guerra sem sentido, hoje mantida artificialmente para manter um grupo político no poder”, destaca Kelson.
ACESSE O RELATÓRIO COMPLETO DA PESQUISA
Foto: pixbay
Artigos Relacionados
Novo episódio do podcast trata do antissionismo nas universidades
22 de maio de 2019
Ao contrário do que dizem certas figuras do Ministério da Educação, a universidade não é lugar de balbúrdia. Historicamente, o ambiente acadêmico se constituiu como espaço de produção de conhecimento e pesquisa e, também, como catalisadora de importantes mudanças sociais. Palco de debates e discussões políticas das mais relevantes, não poderia deixar de fora a […]

Instituto Brasil-Israel lança “Guia contra o antissemitismo”
9 de novembro de 2023
ACESSE AQUI O GUIA CONTRA O ANTISSEMITISMONo Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo, 9 de novembro, entidade disponibiliza para toda a sociedade brasileira material que aprofunda o tema em tempos de crescentes demonstrações de ódio aos judeus Se o mundo já experimentava um preocupante aumento no número de casos de antissemitismo, o atual […]
