Israel retoma as negociações para libertação dos reféns | Expresso Israel 123 com Daniela Kresch
No Expresso Israel desta semana, a jornalista Daniela Kresch, correspondente do IBI em Israel, falou sobre a chegada de uma delegação egípcia hoje a Israel para reiniciar as negociações para libertação dos 133 reféns israelenses que estão no cativeiro do Hamas há seis meses e meio. Parece que Israel pode aceitar a devolução de apenas 33 reféns, depois que o Hamas disse que não sabe onde está o restante.
A jornalista também falou sobre o vídeo que o Hamas publicou, na quarta-feira, mostrando o refém israelense-americano Hersh Goldberg-Polin em seu canal Telegram. O vídeo é parte do terrorismo psicológico que o Hamas faz para pressionar Israel a aceitar seus termos para libertar os reféns e, acima de tudo, evitar uma ação militar de Israel em Rafah. O vídeo mostra o menino de 23 anos com a mão esquerda decepada, pálido e com ferimento.
Por fim, Daniela falou sobre a cantora israelense Eden Golan, que vai representar Israel no festival de música Eurovision (ou Eurovisão, em português), e vem recebendo ameaças de morte em sua conta do Instagram. Ela estaria com medo de ir a Malmo, na Suécia, onde acontecerá o festival daqui a menos de 10 dias. Malmo é considerada uma das cidades mais antissemitas da Europa.
Artigos Relacionados
Purim na pandemia
26 de fevereiro de 2021
Hoje é véspera de Purim, uma festa judaica que comemora a salvação dos judeus na Pérsia antiga. É tradição se fantasiar nessa data. Em Israel, as ruas costumam receber festas animadas com pessoas caracterizadas dos mais diversos personagens. Esse ano, porém, assim como o Carnaval no Brasil, Purim foi cancelado. Estão proibidas as festas na […]

Instituto Brasil-Israel dá palestra a futuros madrichim do Taglit
3 de maio de 2018
Michel Gherman falou sobre conflito de narrativas

Carnaval da morte
22 de maio de 2020
“CARNAVAL DA MORTE” Esse é o título da matéria de hoje (21/05) no maior jornal israelense, Yedioth Ahronoth, para se referir ao Brasil e às medidas do governo Bolsonaro no contexto da pandemia do coronavírus. Confira trechos da matéria: “Quando o número de casos de mortes já chega perto de 18.000, o Brasil se […]
