
Pessach 5784/2024: Difícil liberdade
Bernardo Sorj
Por que este Pessach é diferente de outros Pessach?
Porque em outros Pessach celebrávamos com alegria a liberdade.
E neste Pessach estamos marcados pelo trauma e pelo sofrimento.
O trauma de um massacre em Israel e as consequências desumanizadoras da guerra
O sofrimento do conflito de valores, que a liberdade não resolve, pelo contrário, deixa a descoberto.
Porque a liberdade nos permite escolher, mas não nos diz o que fazer quando a realidade nos coloca frente a alternativas que são indesejadas.
Porque sempre convivemos com valores, lealdades, sentimentos e desejos que entram em choque entre si, mas que em tempos normais conseguimos dosar na medida certa. Neste Pessach fica difícil encontrar a dosagem e não sermos empurrados para o precipício da polarização maniqueísta.
Porque a liberdade nunca é abstrata e convive com laços de solidariedade e a luta pela nossa sobrevivência, defendemos o sionismo: o direito de existência do Estado de Israel.
Porque nosso sionismo está associado a valores humanistas, distante do nacionalismo fanático ou messiânico, defendemos a autodeterminação do povo palestino, convivendo lado a lado e em paz com Israel.
Porque a história judia nos coloca o desafio constante de navegar entre o particular e o universal, entre a solidariedade de grupo – praticada por todas as comunidades humanas -, e a sabedoria de nos saber e querer ser parte de uma única humanidade, celebramos Pessach:
Shehechyanu, ve´quimanau ve’higuianu lazman haze.
Que vivemos, que existimos, que chegamos a este momento.
Este texto não reflete necessariamente a visão do Instituto Brasil-Israel.
Foto: WikimediaCommons
Artigos Relacionados

30 anos do Nobel da Paz: Existe outro caminho
17 de dezembro de 2024
Revital Poleg O dia 10 de dezembro marcou o aniversário de 30 anos desde que Yitzhak Rabin, Shimon Peres e Yasser Arafat receberam o Prêmio Nobel da Paz em Oslo por seus esforços para alcançar a paz entre Israel e os palestinos. Os Acordos de Oslo, assinados em 1993, foram uma tentativa histórica de romper […]


Reunião de Netanyahu com os parlamentares árabes e escalada de violência na sociedade árabe
12 de junho de 2023
Revital Poleg Diante da violência crescente e da criminalidade desenfreada na sociedade árabe, pela primeira vez desde a formação do governo, uma reunião foi realizada por iniciativa de Netanyahu. Estiveram no encontro membros árabes do Knesset da Lista Conjunta – liderados pelos parlamentares Ayman Odeh (Hadash) e Ahmed Tibi (Ta’al), juntamente com os chefes das […]


A experiência da Marcha da Vida
30 de agosto de 2023
Foto: Daniel Faizibaioff Minha jornada na Marcha da Vida foi uma experiência que mudou a minha vida de maneiras que eu nunca poderia ter previsto. Viajar pela Polônia, Alemanha e Israel, com o tema do Holocausto como pano de fundo, foi emocionalmente avassalador e profundamente transformador. A primeira parada da nossa jornada foi na Polônia, onde […]
