
E eu com isso? #260 Mulheres e as guerras
Existe uma passagem do livro Mulheres de Cinzas, de Mia Couto, que ilustra a situação de mulheres em meio a uma guerra. Seu eu-lírico diz que “A diferença entre a Guerra e a Paz é a seguinte: na Guerra, os pobres são os primeiros a serem mortos; na Paz os pobres são os primeiros a morrer. Para nós, mulheres, há ainda uma outra diferença: na Guerra, passamos a ser violadas por quem não conhecemos”.
Muito se falou sobre a guerra entre Israel e Hamas, desde o 7 de outubro. Mas pouco se ouviu das mulheres, israelenses ou palestinas, sobre as dores que só quem é mulher vivencia nesse que é um dos piores contextos.
Nossa convidada é Adriana Carranca, escritora e jornalista, especializada na cobertura de conflitos, crises humanitárias e direitos humanos, com olhar especial sobre a condição das mulheres.
Artigos Relacionados
A vida de kibutz é o tema do podcast da semana
18 de junho de 2020
Você sabe o que são kibutzim? Se você procurar na wikipedia, você vai encontrar que são “uma forma de coletividade comunitária israelita”. Mas será que é isso mesmo? Hoje vamos conversar com alguém que viveu boa parte da vida em um kibutz e, espante-se: demorou anos pra ver uma nota de dinheiro! Nosso convidado o […]

Matéria do Valor tem depoimentos de colaboradores do IBI
17 de dezembro de 2018
Matéria assinada por Yan Boeachat relata a influência da comunidade evangélica na possível transferência da embaixada brasileira para Jerusalém. A reportagem contou com entrevistas de dois colaboradores do IBI: Michel Gherman e Guilherme Casarões. Leia a entrevista na íntegra aqui
