Caio Blinder: consolo e derrota em Haia
26 jan 24

Caio Blinder: consolo e derrota em Haia

A Corte Internacional de Justiça, tribunal da ONU que julga crimes cometidos por Estados, emitiu nesta sexta-feira, 26, sua primeira decisão no caso em que a África do Sul acusa Israel de genocídio contra os palestinos na guerra contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.

A Corte não acatou integralmente o pedido da África do Sul de uma medida cautelar para interromper a ofensiva em Gaza, mas determinou que Israel tome medidas para que os combates não violem a Convenção da ONU contra Genocídio. 

Para o jornalista Caio Blinder, “o único consolo de Israel é que a Corte de Haia não ordenou a suspensão da guerra em Gaza. Mas em sua decisão preliminar, determina que Israel impeça e puna incitamento de genocídio”.

No parecer da Corte, houve uma enfática crítica às falas de autoridades israelenses, como o ministro da Defesa, Yoav Gallant, que foram avaliadas como formas de “incitar o genocídio”.

Blinder entende que tais declarações contribuíram para que a Corte de Haia não arquivasse a acusação sul-africana. Para o jornalista, ministros mais radicais deveriam ser punidos pelo crime de incitação de genocídio.

 “Israel sofre derrota com decisão de alto valor simbólico. Primeiramente, não foi arquivada a acusação de genocídio em Gaza acionada pela África do Sul – a decisão deve levar anos. Além disso, a Corte acatou pedido sul-africano por medidas de emergência em Gaza”.

Blinder acrescenta que “se a África do Sul fosse justa, acusaria também o regime de (Vladimir) Putin” na Corte Internacional de Justiça – o que não ocorreu.

Artigos Relacionados

Sobre ocupar espaços: o relato de uma antropóloga negra e nordestina na equação entre Brasil e Israel
Sobre ocupar espaços: o relato de uma antropóloga negra e nordestina na equação entre Brasil e Israel

Calendar icon 28 de fevereiro de 2020

No último dia 19 de fevereiro, publiquei em meus perfis pessoais do instagram e facebook um breve relato da quão intensa foi a experiência de participar da conferência internacional ” Política e religião no Brasil e nas Américas: Igrejas evangélicas e suas relações com judaísmo, sionismo, Israel e comunidades judaicas”, resultado de uma iniciativa do […]

Arrow right icon Leia mais
A foto da vitória
A foto da vitória

Calendar icon 29 de janeiro de 2025

João Miragaya Duas semanas após o anúncio do cessar-fogo, ainda estamos digerindo o tamanho do evento que nos antecedeu. Foram 15 meses de intensos confrontos após o mais mortal e cruel ataque enfrentado pelo Estado de Israel desde a sua fundação, em 1948. O conflito que se desencadeou posteriormente se afunilou sobretudo na Faixa de […]

Arrow right icon Leia mais
Igualdade de gênero em tempos de guerra: Dia Internacional da Mulher em Israel
Igualdade de gênero em tempos de guerra: Dia Internacional da Mulher em Israel

Calendar icon 7 de março de 2024

Revital Poleg Parece que o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, não pode ser, aqui em Israel, apenas mais um dos inúmeros dias assim marcados anualmente. O espectro da feminilidade que deve ser reconhecido neste dia estende-se de um extremo a outro: começando pelo terrível lado de assassinato brutal, estupro, abuso sexual […]

Arrow right icon Leia mais