
Instituto Brasil-Israel repudia comparação entre detenções em Brasília e campos de concentração
Mais uma vez, a memória do Holocausto tem sido instrumentalizada por grupos de extrema direita. Agora, comparando a detenção de pessoas envolvidas em uma tentativa de golpe em Brasília com os campos de concentração na Alemanha nazista. Falas como essa revelam ignorância sobre o que foi o Holocausto e desrespeitam as vítimas do genocídio. Confira nota na íntegra:
“As comparações feitas entre a detenção de envolvidos em atos de violência em Brasília e campos de concentração são irresponsáveis e ignoram a gravidade do que foi, efetivamente, o Holocausto, quando prisioneiros eram submetidos a trabalho escravo, privados de comida e passavam frio. Caso não morressem neste processo de tortura, eram levados às câmaras de gás.
O nazismo, ao contrário das democracias liberais, estabelecia que “crime” era estar fora do padrão designado pelo ditador – no caso da Alemanha, não ser ariano. Minorias eram excluídas simplesmente por ser quem eram. Quando judeus e outros grupos foram levados para campos de concentração, não havia qualquer envolvimento com movimentações antidemocráticas. Ao contrário. Foi justamente a supressão da democracia – desejada pelos golpistas detidos em Brasília – que fez nascer os campos de concentração na Alemanha Nazista.”
Artigos Relacionados

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O IBI NO CAMPUS
8 de agosto de 2022
O IBI no Campus, projeto online e de abrangência nacional de estudo e pesquisa sobre judaísmo, sionismo, Israel e Palestina, está com inscrições abertas para as atividades do segundo semestre de 2022. Até o dia 20 de agosto, interessados poderão se cadastrar para participar em um ou mais laboratórios que estão sendo propostos pelo Instituto […]


Cresce a confiança da população árabe-israelense nas instituições do Estado de Israel, mostra pesquisa
12 de janeiro de 2022
A pesquisa, que foi feita com a população geral de Israel, mostra que a confiança no governo aumentou levemente em 2021, graças a um impulso significativo entre o público árabe
