Evento no Museu Judaico de SP destaca as ameaças do supremacismo branco ontem e hoje
08 set 22

Evento no Museu Judaico de SP destaca as ameaças do supremacismo branco ontem e hoje

No próximo sábado, 10, às 16h, o Instituto Brasil-Israel, o Museu Judaico de São Paulo e a Casa Sueli Carneiro promovem a roda de conversa “Ameaças do Supremacismo branco ontem e hoje”. O debate faz parte do ciclo “Judeidade e Negritude” e tem como objetivo trocar conhecimento e dar luz aos crescentes casos de neonazismo no Brasil, além das tensões políticas e sociais presentes atualmente no país.


Participam da mesa Luciana Alves, mestra em educação, Pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), autora do livro “Ser Branco” e consultora em Educação para as Relações Étnico-raciais no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT); e Lia Schucman, doutora em Psicologia Social, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisadora de Psicologia e Relações étnico-raciais e autora dos livros “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia”, “Poder na Cidade de São Paulo?” e “Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor”.


“Nesta mesa, pretendemos pensar a supremacia como predomínio, hegemonia e primazia de poder, além de tratar sobre a construção desta supremacia branca a partir da nossa estrutura socioeconômica, cultural, jurídica, principalmente no atual cenário político”, diz Lia.


O evento, que é presencial, gratuito e aberto ao público, acontece na sede do Museu Judaico de São Paulo ( Rua Martinho Prado, 128, Bela Vista).


A série Judeidade e Negritude conta com a colaboração dos editores Ricardo Teperman e Fernando Baldraia para promover rodas de conversas acerca das aproximações e tensões relacionadas à judeidade e à negritude, passando pela pesquisa de alianças e clivagens históricas entre os dois grupos, intersecções entre as duas identidades e reflexões de interesse comum nos campos da arte, da cultura, da antropologia, da psicanálise, entre outros.


Serviço:
Conversa “Ameaças do Supremacismo branco ontem e hoje”
Dia 10 de setembro, 16h
Museu Judaico de São Paulo – Rua Martinho Prado, 128, Bela Vista

Artigos Relacionados

Mrs. Maisel e a cultura judaica nos EUA
Mrs. Maisel e a cultura judaica nos EUA

Calendar icon 25 de fevereiro de 2022

As apresentadoras do podcast “E eu com isso?” do IBI conversam sobre os elementos judaicos evidenciados na série

Arrow right icon Leia mais
Um judeu nunca é só um judeu
Um judeu nunca é só um judeu

Calendar icon 23 de setembro de 2022

Difundiu-se no Brasil a ideia de que judeus apoiaram o candidato e seguem apoiando o presidente Jair Bolsonaro. Este, por sua vez, retribuiria atendendo interesses dessa comunidade, quando não operando em função deles. Entre não judeus, a tese seduz tanto conservadores quanto progressistas, e parece ter se consolidado em abril de 2017, com a palestra […]

Arrow right icon Leia mais

IBINews 200: Guerra gera guerra

Calendar icon 10 de outubro de 2021

09 de outubro de 2021

Arrow right icon Leia mais