
50 anos do atentado em Munique
Há 50 anos, um atentado terrorista matou 11 israelenses, membros da delegação do país na Olimpíada de Munique.
Em 5 de setembro de 1972, oito terroristas do grupo palestino Setembro Negro mataram dois membros da delegação de Israel e sequestraram outros nove. O objetivo era trocar os israelenses por presos, detidos em Israel. Todos os reféns foram assassinados após uma tentativa fracassada de resgate da polícia alemã.
Nesta segunda-feira, haverá uma cerimônia na base aérea de Fürsttenfeldbruck, nos arredores de Munique, para recordar a data. Familiares das vítimas devem comparecer à solenidade. Além disso, em função dos erros cometidos na operação de resgate, os 50 anos do atentado são marcados pelo acordo de indenização aos parentes dos mortos. O pagamento gira em torno de 28 milhões de euros.
Artigos Relacionados

O judaísmo e o mapa astral combinam
17 de fevereiro de 2022
Na Idade Média, especialmente na órbita do Islã, era comum que judeus praticassem a astrologia

Curso sobre cinema israelense tem início na USP
26 de outubro de 2018
Aulas são ministradas pelo professor Bruno Szlak


Israel: conflito com palestinos pode desmobilizar manifestações pró-democracia
24 de fevereiro de 2023
Para diretor do IBI, escalada da violência pode criar cenário ideal para avanço de reforma que mexe com a democracia israelense O conflito entre israelenses e palestinos, intensificado nesses últimos dias, pode criar um cenário favorável para o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O premiê é alvo de críticas de parte da sociedade pela aprovação da reforma jurídica, que enfraquece a Suprema Corte […]
