ATIVISTAS DA COMUNIDADE JUDAICA LANÇAM RELATÓRIO SOBRE CRESCIMENTO DO ANTISSEMITISMO DURANTE O GOVERNO BOLSONARO
19 ago 22

ATIVISTAS DA COMUNIDADE JUDAICA LANÇAM RELATÓRIO SOBRE CRESCIMENTO DO ANTISSEMITISMO DURANTE O GOVERNO BOLSONARO

Com a presença de representantes da Conib, da OAB, da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de SP, de ativistas do grupo Cientistas Engajados, foi lançada a Parte II do relatório intitulado O Antissemitismo Durante o Governo Bolsonaro.
O lançamento foi na Câmara Municipal de São Paulo, com apoio do vereador Daniel Annemberg, nesta terça-feira, dia 16.
O documento traz uma análise sobre os fatos graves e preocupantes do crescimento do antissemitismo nos últimos anos, incluindo uma tabela ilustrada, circunstanciada, com links a comprovar as denúncias trazida logo no título do documento a ser apresentado aos presentes à Câmara hoje.
O trabalho tem a autoria de Jean Goldenbaum, Nathaniel Braia, Leana Naiman Bergel Friedman e Charles Schaffer Argelazi, além de contribuições do professor Michel German e dos pesquisadores Francisco Moreno, Sonia Hotimsky e Silvio Hotimsky.
O relatório traz 104 ocorrências de antissemitismo, racismo e neonazismo que vêm crescendo sob estímulo do atual ocupante do Planalto. Os fatos coligidos na segunda parte do relatório vão de julho de 2020 a junho de 2022.
Entre as denúncias ressaltamos o encontro com a líder neonazista alemã, Beatrix Von Storch, do partido de vertente hitlerista AfD. Ela foi recebida pelo próprio presidente e parlamentares seguidores na sede do governo brasileiro.
Também há detalhado material sobre manifestações governamentais que mimetizam o nazismo e o fascismo.
Entre os capítulos que compõem o relatório, uma análise sobre a relação entre o morticínio pela Covid-19, em grande parte provocado pela oposição ao tratamento científico à pandemia, retardando vacinas, receitando placebos ineficazes e minimizando a própria doença; uma “gripezinha”, segundo o próprio Bolsonaro. Mostramos como isso está conectado a uma concepção eugenista, de cunho nazista, onde a morte dos mais frágeis melhoraria a raça (no caso a suposta brasileira).
Tem também uma análise aprofundada sobre o antissemitismo ao longo da história e as diversas formas que foi se desenvolvendo até os dias de hoje.
Como afirmam seus autores na Introdução, é um chamado à ação para conjurar o perigo representado pelo bolsonarismo para os integrantes da comunidade judaica e para toda a sociedade brasileira.
Conecta o crescimento do antissemitismo à disparada de manifestações e agressões racistas contra negros e índios e chama todos à união em uma ampla frente em defesa da democracia impossível de florescer sob a égide de concepções neonazis habitando o centro do poder.
Veja aqui uma cópia do relatório:

https://drive.google.com/file/d/1juseoU-FLUEFg-p_UHvCucEoarK5ipjF/view?usp=drivesdk

Artigos Relacionados

Lula colocou as mãos num cabo de alta tensão
Lula colocou as mãos num cabo de alta tensão

Calendar icon 23 de fevereiro de 2024

Avraham Milgram As relações de Lula, o PT e o Estado de Israel durante os longos, intermináveis e sofridos anos sob a liderança de Benjamin Netanyahu estiveram marcadas por melindres, tensões e, ultimamente, pelo ódio. O mesmo não se pode dizer das afinidades sociais e culturais dos israelenses pelos brasileiros. A tônica foi e continua […]

Arrow right icon Leia mais

Governo Bennett-Lapid se fortalece com aprovação do orçamento de 2022

Calendar icon 5 de novembro de 2021

Por Daniela Kresch

Arrow right icon Leia mais
Brasil, Liga Árabe, União Europeia e mais 16 países condenam o 7 de outubro, pedem libertação dos reféns, fim do poder do Hamas e entrada de ajuda humanitária em Gaza
Brasil, Liga Árabe, União Europeia e mais 16 países condenam o 7 de outubro, pedem libertação dos reféns, fim do poder do Hamas e entrada de ajuda humanitária em Gaza

Calendar icon 30 de julho de 2025

A Declaração de Nova York, emitida ao final da Conferência Internacional de Alto Nível sobre a Solução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, realizada na cidade de Nova York sob a copresidência conjunta da Arábia Saudita e da França, enfatizou a necessidade de ação coletiva para encerrar a guerra […]

Arrow right icon Leia mais