As tensões na chegada de Pessach deste ano foram assunto no podcast do Instituto Brasil-Israel
15 abr 22

As tensões na chegada de Pessach deste ano foram assunto no podcast do Instituto Brasil-Israel

As duas semanas mais importantes do judaísmo, que são amplamente celebradas por judeus de todo o mundo, foram precedidas por um dos mais relevantes ataques terroristas dos últimos tempos em Israel. No dia 7 de abril, na rua Dizengoff, uma das mais movimentadas de Tel Aviv, um ataque terrorista deixou três israelenses mortos e diversos feridos. Tomer Morad, Eytam Magini e Barak Lufan foram as vítimas do atentado. 

Não é o primeiro e, infelizmente, dificilmente será o último atentado terrorista que acontece em Israel. Mas por que esse, particularmente, mexeu tanto com a comunidade judaica em todo o mundo nos últimos dias? No podcast “E eu com isso?” do Instituto Brasil-Israel, as apresentadoras Anita Efraim e Ana Clara Buchmann conversaram com João Miragaya, que mora em Israel, é escritor e editor do site de notícias Conexão Israel e participante do podcast “Do Lado Esquerdo do Muro”. 

No episódio, Miragaya falou sobre a complexidade geopolítica e religiosa que envolve as datas mais importantes do judaísmo e islamismo na região terem, este ano, caído em dias próximos. Além do Pessach e Ramadã, em 30 de março foi comemorado o Dia da Terra, que relembra um protesto de 1976 de árabes-israelenses contra o governo de Israel, época que “tradicionalmente costuma ter protestos violentos”, explica o convidado. Escute o podcast em todas as plataformas. 

“Desde o início de março, há uma onda de atentados pelas ruas do país e dentro também dos assentamentos e dos territórios ocupados, com algumas vítimas fatais. Foram até agora, contando desde o início de março até hoje – dia 11 de abril – em um espaço de tempo de 1 mês e meio, mais ou menos, cerca de 16 atentados, ou seja, é quase um atentado a cada, mais ou menos, três dias.

Os primeiros atentados foram quase todos realizados nos territórios da Jerusalém Oriental e de repente, há duas semanas atrás, em Beersheva, até agora o mais mortal de todos, com quatro vítimas fatais”, pontua o escritor. Escute:

<a href=”http://” target=”_blank”>

Anchor

Apple Podcasts

Breaker

Castbox

Deezer

Google Podcasts

Orelo

Pocket Casts

Podcast Addict

RadioPublic

Spotify

Stitcher

YouTube 

Artigos Relacionados

O que esperar da pandemia em 2022?
O que esperar da pandemia em 2022?

Calendar icon 7 de janeiro de 2022

Expresso Israel, um resumo das notícias da semana de Israel e do Oriente Médio

Arrow right icon Leia mais
Os ovos da serpente, 80 anos depois…
Os ovos da serpente, 80 anos depois…

Calendar icon 18 de fevereiro de 2022

Por Elio Luiz Mauer

Arrow right icon Leia mais

Novo episódio do podcast trata do antissionismo nas universidades

Calendar icon 22 de maio de 2019

Ao contrário do que dizem certas figuras do Ministério da Educação, a universidade não é lugar de balbúrdia. Historicamente, o ambiente acadêmico se constituiu como espaço de produção de conhecimento e pesquisa e, também, como catalisadora de importantes mudanças sociais. Palco de debates e discussões políticas das mais relevantes, não poderia deixar de fora a […]

Arrow right icon Leia mais