Gaavah apoia a campanha de doação de sangue do Centro Comunitário LGBT de Tel Aviv
23 fev 22

Gaavah apoia a campanha de doação de sangue do Centro Comunitário LGBT de Tel Aviv

O Maguen David Adom, serviço nacional de emergência médica e banco de sangue de Israel, viu uma queda acentuada nas doações de sangue no mês passado, levando alguns hospitais a adiar cirurgias eletivas. Segundo o professor Eilat Shinar, chefe dos serviços de sangue do MDA, o motivo da queda nas doações se deve à onda de infecções trazidas pela variante Omicron, com cerca de 1,5 milhão de israelenses infectados desde o início do ano.

No entanto, jornalistas israelenses informaram que um possível fator que contribuiu para a queda foi o boicote liderado alguns grupos e lideranças religiosas em uma disputa por mudanças feitas no fomulário preenchido por doadores, que buscavam acomodar a comunidade LGBTQIA+. Isso porque o formulário de doação listava “Pai 1” e “Pai 2” em vez de “mãe” e “pai”.

Meir Seidler, do grupo “Choose Family”, que afirma trabalhar para fortalecer os “valores familiares” em Israel, disse a um canal de notícias israelense que a medida faz parte de “uma tendência para remover mães e pais de todas as formas possíveis no país”. Desde então, a seção foi completamente retirada do formulário, mas isso não apaziguou muitos dos inconformados com a mudança.

De acordo com ativistas da organização judaica LGBTQIA+ “A Wider Bridge”, esses líderes estariam se aproveitando de uma escassez crítica de sangue, colocando em risco vidas humanas, a fim de cancelar famílias LGBTQ. Muitos grupos em Israel (incluindo grupos LGBTQ ortodoxos como Havruta, Bat Kol e Shoval) estão incentivando as pessoas a doar sangue. Nesta sexta-feira, o Centro Comunitário LGBT de Tel Aviv sediará um comício no qual as pessoas poderão doar sangue em parceria com a Maguen David Adom. (continua nos comentários)

O Gaavah, enquanto coletivo judaico LGBQTIA+, compartilha do sentimento de outras entidades na diáspora por não poder estar presencialmente para apoiar a campanha, e sabemos que você sente o mesmo. No entanto, se você não está em Israel, mas ainda quer ajudar, compartilhe e marque amigues e conhecides israelenses ou que estejam em Israel, LGBTQIA+ ou não nos comentários e incentive-os a doar sangue!

Como o tempo é curto e há uma grande demanda, O Centro Comunitário LGBT de Tel Aviv pede que seja feita inscrição com antecedência pelo link. Vamos agir!

Artigos Relacionados


Novo episódio do podcast trata da questão LGBT na comunidade judaica

Calendar icon 2 de maio de 2019

Na última semana o povo judeu comemorou Pessach, a páscoa judaica, uma festa que celebra a liberdade. E falar de liberdade é falar de inclusão e de construir espaços possíveis para que a diversidade floresça em todas as suas formas de expressão. Esse é o podcast do IBI, o Instituto Brasil-Israel. Com Anita Efraim e […]

Arrow right icon Leia mais

Mensagem do IBI para o Dia Internacional Contra a LGBTfobia

Calendar icon 22 de maio de 2020

Arrow right icon Leia mais

Orgulho: judeu, rabino e ortodoxo

Calendar icon 16 de junho de 2021

Anita Efraim e Ana Buchmann conversaram com Diego Vovchuk

Arrow right icon Leia mais