Instituto Brasil-Israel lança grupos de estudo sobre antissemitismo, história e memória do Holocausto e conflito Israel-Palestina
22 fev 22

Instituto Brasil-Israel lança grupos de estudo sobre antissemitismo, história e memória do Holocausto e conflito Israel-Palestina

O IBI no Campus, projeto do Instituto Brasil-Israel que conta com estudantes, pesquisadores e professores de diversas universidades brasileiras, está lançando quatro grupos de estudo: História e Memória do Holocausto, Conflito Israel-Palestina, Mulheres do Conflito e Novas Formas de Antissemitismo no Brasil.

Para se inscrever, basta preencher o formulário.

O laboratório “História e memória do Holocausto” tem por objetivo discutir a relação do Holocausto com a educação, seus impactos na escrita da história e seus usos contemporâneos. Os estudos serão coordenados pelas pesquisadoras Alana de Moraes Leite, doutoranda em História pela UFRPE, e Júlia Amaral, mestranda em História pela UFMG.

No laboratório sobre o “Conflito Israel-Palestina”, os alunos estudam a questão desde seus primórdios até seu status atual, cerceada por contradições e diferentes narrativas. As coordenadoras são Karina Stange Calandrin, doutora em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP), e Gabriel Mizrahi, economista, mestre em História Social pela UFRJ, doutorando em Relações Internacionais pela PUC-RJ e especialista no conflito Israel-Palestina e em extrema-direita brasileira.

O laboratório “Mulheres do Conflito” traz à tona a perspectiva e a importância das mulheres nas narrativas do conflito Israel-Palestina. É coordenado por Carla Habif, doutoranda em Relações Internacionais pela PUC-Rio e mestre em História pela UFRJ, Giovanna Monteiro, mestranda em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), e Nina Kertzman, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ). Conta com a parceria do Observatório Feminista de Relações Internacionais

Já o laboratório “Novas formas de Antissemitismo no Brasil” pretende lidar com temas vinculados a novas expressões do ódio aos judeus do país e será coordenado por Michel Gherman, professor de sociologia na UFRJ, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ, pesquisador da Ben Gurion University e assessor acadêmico do Instituto Brasil-Israel.

Os encontros de cada grupo de estudos são quinzenais e no formato online, pela plataforma Zoom.

Os cursos do IBI no Campus foram produzidos em conjunto com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ), o Laboratório Israel-Palestina da PUC-SP (LIP), o Núcleo de Estudos Judaicos da UFRGS (NEJ), o Laboratório Israel-Palestina da UPE (LIP) e o Centro de Estudos em Migrações Internacionais da UNICAMP (CEMI).

SERVIÇO:

Laboratório História e memória do Holocausto: Encontros às sextas-feiras, das 14h às 16h, quinzenalmente, a partir do dia 04/03/2022, coordenados pelas pesquisadoras Alana de Moraes Leite e Júlia Amaral.

Laboratório sobre o conflito Israel-Palestina: Encontros às sextas-feiras, das 15h às 17h, quinzenalmente, a partir do dia 11/03/2022, coordenados pelos pesquisadores Karina Calandrin e Gabriel Mizrahi.

Laboratório Mulheres do Conflito: Encontros do laboratório às quintas-feiras, das 17h30 às 19h, quinzenalmente, a partir do dia 10/03/2022, coordenados pelas pesquisadoras Nina Kertzman, Giovanna Monteiro e Carla Habif.

Laboratório Novas formas de Antissemitismo no Brasil: Encontros às quintas-feiras, das 19h às 21h, quinzenalmente, a partir do dia 17/03/2022, coordenados pelo professor Michel Gherman.

Inscrições até 08/03.

Artigos Relacionados


Núcleo de Estudos Judaicos da UFRGS é inaugurado em Porto Alegre

Calendar icon 21 de setembro de 2018

Colaborador do IBi participou do evento de lançamento

Arrow right icon Leia mais
Nota de posicionamento
Nota de posicionamento

Calendar icon 27 de janeiro de 2022

Coletivos judaicos progressistas e sociedade civil têm contribuído para denunciar também o antissemitismo quando manifestados nos círculos da esquerda

Arrow right icon Leia mais
A.B. Yehoshua: questionar a solução de dois Estados é uma obrigação moral
A.B. Yehoshua: questionar a solução de dois Estados é uma obrigação moral

Calendar icon 22 de dezembro de 2021

Depois de 50 anos apoiando a solução de dois Estados para o conflito Israel-Palestina, o escritor A.B. Yehoshua apresentou, em artigo para o jornal Haaretz, questionamentos em relação à sua viabilidade, diante da “sombria realidade da Cisjordânia”.

Arrow right icon Leia mais