Como estão as relações de Israel com o mundo
27 dez 21

Como estão as relações de Israel com o mundo

O último episódio do podcast “E eu com isso?” do IBI do ano, apresentado por Amanda Hatzyrah e Ana Clara Buchmann, é sobre as relações exteriores de Israel com o resto do mundo, em especial com os EUA (seu maior parceiro econômico e político) e os países árabes. As apresentadoras conversaram com a jornalista Daniela Kresch, que é correspondente em Israel da Folha de S.Paulo, da rádio França Internacional em português e colaboradora do IBI.

Na semana retrasada, o ex-presidente norte-americano Donald Trump, resolveu “cavocar no baú do seu governo”, sua frustração com Bibi Netanyahu. As manchetes disseram, então, “Vai se fod**r, Netanyahu”. Essa frase veio em uma entrevista na qual Trump contava mais sobre sua relação com o premiê israelense, e sua decepção ao ver que Israel foi o primeiro país a felicitar Biden pela vitória nas eleições (o que não é verdade). Daniela explicou essa e outras histórias no episódio. Algumas aspas interessantes da correspondente em Israel na conversa:

“Israel não pode nunca brigar com o governo americano. Israel só existe porque os americanos apoiam Israel. (…) Durante o relacionamento tumultuoso entre o Barack Obama e o “Bibi” [Benjamin Netanyahu], quem segurava as pontas era o Biden, porque o Biden sempre foi um cara mais alinhado com a questão israelense”

“O fato do “Bibi” ter apoiado o Trump de maneira cega, ido atrás do Trump e ter falado mal dos democratas – uma coisa que nenhum primeiro-ministro israelense jamais havia feito – fez com que houvesse uma divisão no Congresso americano entre contra e favor de Israel, algo que não existia antes”

“Os israelenses estão eufóricos agora que Marrocos, Emirados Árabes Unidos [estão retomando as relações diplomáticas com Israel]. Para os israelenses isso é como um novo “acordo do Egito de 40 anos atrás” [Acordos de Camp David]. Os israelenses estão muito felizes, tudo que tem a ver com os Emirados Árabes, com Bahrein e existem boatos de que talvez o Sudão [volte a estabelecer relações diplomáticas com Israel] e talvez até a Arabia Saudita”

“(…) O Biden não quer “meter a mão nessa cumbuca do Oriente Médio”, principalmente depois do que aconteceu com o Afeganistão”

“Os países do Oriente Médio estão se unindo para cooperar e isso é bom para Israel. Você vê essa cooperação dos Emirados Árabes com o Egito, com a Arabia Saudita, porque todo mundo que eu citei não gosta do Irã. Então, o Irã é o grande imã que faz com que outros países, incluindo Israel, que há muito tempo anseia e almeja ser parte desse “clubinho do Oriente Médio”. E isso está acontecendo porque estão vendo os EUA “tirar a mão” [do Oriente Médio] e isso pode ser bom para Israel e a região inteira”

Onde ouvir

Anchor

Apple Podcasts

Breaker

Castbox

Deezer

Google Podcasts

Orelo

Pocket Casts

Podcast Addict

RadioPublic

Spotify

Stitcher

YouTube

 

Artigos Relacionados

ATIVISTAS DA COMUNIDADE JUDAICA LANÇAM RELATÓRIO SOBRE CRESCIMENTO DO ANTISSEMITISMO DURANTE O GOVERNO BOLSONARO
ATIVISTAS DA COMUNIDADE JUDAICA LANÇAM RELATÓRIO SOBRE CRESCIMENTO DO ANTISSEMITISMO DURANTE O GOVERNO BOLSONARO

Calendar icon 19 de agosto de 2022

Com a presença de representantes da Conib, da OAB, da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de SP, de ativistas do grupo Cientistas Engajados, foi lançada a Parte II do relatório intitulado O Antissemitismo Durante o Governo Bolsonaro.O lançamento foi na Câmara Municipal de São Paulo, com apoio do vereador Daniel Annemberg, nesta terça-feira, dia 16.O […]

Arrow right icon Leia mais
Os ovos da serpente, 80 anos depois…
Os ovos da serpente, 80 anos depois…

Calendar icon 18 de fevereiro de 2022

Por Elio Luiz Mauer

Arrow right icon Leia mais
III SIMPÓSIO IBI NO CAMPUS: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA COMUNICADORES
III SIMPÓSIO IBI NO CAMPUS: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA COMUNICADORES

Calendar icon 9 de outubro de 2024

O Instituto Brasil-Israel tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para participar do III Simpósio IBI no Campus. A III edição do evento acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro de maneira híbrida. O Simpósio é uma iniciativa que busca congregar pesquisadores para ampliar e aprofundar as relações entre acadêmicos, bem como enriquecer […]

Arrow right icon Leia mais