Curso apresenta a complexidade do conflito entre israelenses e palestinos com grandes especialistas
Isabella MarzollaO conflito entre israelenses e palestinos é uma das questões mais complexas do mundo. Entretanto, quase todos têm uma opinião formada sobre este assunto. Com a tendência de polarização nas redes sociais, o tema é tratado de forma maniqueísta e superficial, o que muitas vezes acaba contribuindo para o crescimento de visões simplórias e preconceituosas.
O curso “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, que já está em sua terceira edição, procura quebrar essa lógica. As matrículas foram abertas na quinta-feira passada (25) e fecham no dia 05 de dezembro. Confira aqui o valor da inscrição.
As aulas serão 100% online, e os alunos terão acesso também a uma apostila com leituras e materiais complementares.
Serão 4 aulas online ministradas por Marta Topel, professora da USP, Michel Gherman, da UFRJ e assessor acadêmico do IBI, Natalia Nahas, do Instituto de Cultura Árabe, e Peter Demandt, da Universidade de Amsterdam.
Marta, falará sobre o movimento nacional judaico. Natalia, sobre o desenvolvimento da consciência nacional palestina. Peter, sobre identidades coletivas no conflito Israel-Palestina. E, finalmente, Michel, sobre modos de pensar as identidades palestinas e israelenses a partir das tragédias vividas por estes povos.
“A escolha por falar sobre o êxodo palestino de 1948 e o Holocausto tem a ver com a percepção que tragédias nacionais ocupam na construção da identidade de palestinos e israelenses, vividas de maneira diferente e desigual. Se para os judeus houve o genocídio, para os árabes, houve deslocamento e expulsão. Estas tragédias permaneceram na alma de ambos os povos e é fundamental para se entender o desenvolvimento do conflito palestino – israelense”, afirma Michel.
Artigos Relacionados

O Nazismo é uma questão exclusivamente judaica?
18 de fevereiro de 2022
Por Desirée Garção Puosso


GAFE DE ABBAS SOBRE HOLOCAUSTO CHOCA ALEMÃS E ISRAELENSES
17 de agosto de 2022
Daniela Kresch TEL AVIV – O presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, não poderia ter escolhido o local e o momento menos apropriados para comparar o Holocausto ao conflito com Israel. Em visita a Berlim, na Alemanha, Abbas respondia a perguntas numa entrevista coletiva do lado do chefe do governo alemão, Olaf Scholz, quando […]
