
Caso Jovem Pan: A imprensa e a desinformação, com Amanda Klein
Em uma discussão durante o programa “Jornal da Manhã”, da Jovem Pan, no dia 16 de novembro de 2021, entre José Carlos Bernardi e Amanda Klein, o comentarista relacionou o sucesso econômico da Alemanha do século XXI com a morte sistemática de judeus, aos crimes nazistas e ao Holocausto, normalizando o genocídio de um povo por fins econômicos.
“É só assaltar todos os judeus que a gente consegue chegar lá. Se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico dos judeus, o Brasil enriquece. Foi o que aconteceu com a Alemanha pós-guerra”, disse Bernardi, ao interromper a fala de Klein.
A fala de José Carlos Bernardi foi antissemita. Algumas pessoas acusaram ele de sugerir que o Brasil matasse judeus pra enriquecer – mas é preciso ser honesto, não foi isso que aconteceu. A fala foi antissemita por imputar aos judeus aquele estereótipo de serem ricos e capazes de resolver problemas econômicos, além de ser uma prática de revisionismo histórico. Bernardi pediu desculpas e foi demitido.
E no episódio desta semana do podcast “E eu com isso?” do IBI, as apresentadoras Anita Efraim e Ana Clara Buchmann conversaram justamente com Amanda Klein, jornalista e comentarista política da RedeTV! e da Jovem Pan, bisneta de judeus.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Playlist da semana: A condição judaica
30 de agosto de 2019
Curadoria de Jayme Jovegelevicius

Judeus negros são o tema do episódio do podcast da semana
26 de junho de 2020
O mundo inteiro parece estar falando sobre George Floyd, Rayshard Brooks, sobre o caso Miguel, que caiu da janela em Pernambuco, sobre João Pedro, assassinado pela polícia do Rio de Janeiro, e Black Lives Matter. Nesse contexto, como se posiciona a comunidade judaica? Como judeus fala-se sobre uma obrigação de nos responsabilizar sobre qualquer tipo […]
