Filmes israelenses na 45º Mostra Internacional de Cinema
20 out 21

Filmes israelenses na 45º Mostra Internacional de Cinema

Nesta quinta-feira, 21/10, começa a 45º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A programação conta com 264 filmes, de 76 países, que serão exibidos em salas de cinema e em plataformas online. O festival vai até o dia 3 de novembro e conta com três filmes israelenses na programação.

Confira!

AHED’S KNEE
Direção: Nadav Lapid
França, Alemanha, Israel | 2021 | Ficção | Cor | 109 min

Um cineasta israelense na casa dos 40 anos de idade chega a um vilarejo isolado nos confins do deserto onde irá apresentar um de seus filmes. No local, encontra Yahalom, representante do Ministério da Cultura, e então começa a travar duas batalhas impossíveis: uma contra a morte da liberdade de expressão em seu país, e a outra, contra a morte de sua mãe. Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Horários e salas
27/10 – 13:30 – Espaço Itaú de Cinema Augusta sala 1
30/10 – 18:40 – Cine Marquise Sala Globoplay 1
03/11 – 20:40 – Cinesala

* Este filme também será exibido na plataforma Mostra Play. 


ALTA DEMANDA: A VIDA E A OBRA DE DANI KARAVAN
Direção: Barak Heymann
Israel, Polônia | 2021 | Documentário | Cor | 66 min

O artista israelense Dani Karavan criou quase uma centena de instalações ambientais ao redor do mundo. Apesar de ter recebido alguns dos mais importantes prêmios internacionais de arte e ser chamado com frequência para falar e dar palestras sobre seu trabalho revolucionário, Karavan não está nem um pouco feliz. Suas estruturas monumentais estão se deteriorando rapidamente, e a idade avançada começa a pesar. O clima político em seu país o deixa irritado, tanto quanto o diretor do documentário que está sendo feito sobre ele. Além disso, Karavan se envolve num grave conflito político e artístico devido ao seu último trabalho: um monumento aos poloneses que arriscaram a vida para salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Horários e salas
23/10 – 13:30 – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca 5
01/11 – 19:30 – Espaço Itaú de Cinema Augusta sala 3

* Este filme também será exibido na plataforma Mostra Play.

 


DEIXE AMANHECER
Direção: Eran Kolirin
Israel, França | 2021 | Ficção | Cor | 91 min

Filme exibido na seção “Um Certo Olhar” do Festival de Cannes, narrada a vida de Sami, que vive em Jerusalém com a esposa e o filho. Um convite para o casamento do irmão o força a voltar à cidade árabe onde cresceu. Depois da cerimônia, sem explicação alguma, a cidade é posta em confinamento por soldados israelenses. O caos domina o lugar durante a noite, afetando os que ficaram presos entre os muros. Separado do mundo exterior e enclausurado em uma situação inesperada, Sami observa tudo desmoronar ao seu redor. Baseado no romance homônimo do escritor Sayed Kashua. 

Horários e salas
30/10 – 15:50 – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca 4
31/10 – 13:30 – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca 5
02/11 – 20:15 – Petra Belas Artes sala 2 – Leon Cakoff

Artigos Relacionados


Judeus etíopes saem às ruas para protestar contra a polícia, em Israel

Calendar icon 3 de julho de 2019

Manifestações acontecem após a morte de Solomon Teka, de 18 anos

Arrow right icon Leia mais
I Ciclo de estudos do CEJA
I Ciclo de estudos do CEJA

Calendar icon 23 de fevereiro de 2021

Criado em janeiro de 2021, no Rio de Janeiro, por iniciativa do historiador Elias Salgado, diretor do Amazônia Judaica, e com o apoio de dezenas de acadêmicos e intelectuais de vários países, o CEJA – Centro de Estudos Judaicos da Amazônia, tem como objetivo principal esstabelecer uma maior cooperação entre várias instituições e intelectuais do […]

Arrow right icon Leia mais

IBI promove evento sobre Educação do Holocausto no Brasil

Calendar icon 31 de julho de 2021

A recepção de Jair Bolsonaro, seu gabinete e deputados da base governista a Beatrix von Storch, representante do partido neonazista alemão AfD (Alternativa para a Alemanha) soou como um alerta.  Na Alemanha, nenhum partido no Parlamento Federal ou nos parlamentos estaduais admite negociar com a bancada da AfD, nenhuma figura pública alemã que preze a […]

Arrow right icon Leia mais