Grupo de estudos IBI no Campus inaugura laboratório sobre mulheres do conflito Israel-Palestina
18 out 21

Grupo de estudos IBI no Campus inaugura laboratório sobre mulheres do conflito Israel-Palestina

IBI

O IBI no Campus é um projeto nacional e online de estudo e pesquisa sobre judaísmo, sionismo, Israel e Palestina, criado em conjunto com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ), o Laboratório Israel-Palestina da PUC-SP (LIP), o Núcleo de Estudos Judaicos da UFRGS (NEJ), o Laboratório Israel-Palestina da UPE (LIP) e o Centro de Estudos em Migrações Internacionais da UNICAMP (CEMI). É composto por estudantes, pesquisadores e professores de outras diversas universidades brasileiras.

O Laboratório de Estudos sobre Mulheres do Conflito, coordenado por Nina Kertzman, Giovanna Monteiro e Carla Habif, é um das linhas de pesquisa do IBI no Campus e é uma parceria com o Observatório Feminista de Relações Internacionais.

As mulheres do conflito Israel-Palestina são plurais e carregam em si as contradições e a multiplicidade que o próprio conflito possui. O objetivo desse grupo de estudos é estabelecer um debate e fundações metodológicas e teóricas para analisar essas mulheres que perpassam de forma transversal a dinâmica da região. Seja através do exército e da guerrilha, ou pela maternidade e construção da identidade nacional, as mulheres palestinas e israelenses são centrais para o debate e devem ser analisadas como parte da política, economia e da sociedade de forma mais ampla. 

O grupo de estudos será pautado em uma ementa que busca reunir textos clássicos e centrais para o debate que se encontram na História, nas Ciências Sociais, na Economia, nas Relações Internacionais e nos Estudos de Gênero, principalmente. O objetivo dos encontros é sistematizar esse conhecimento e promover o debate sobre a pauta.

Os encontros acontecem toda quinta-feira às 17h pela plataforma Zoom, a partir do dia 21/10.

Para participar, preencha o formulário. As inscrições vão até dia 19/10.

Carla Habif (à esquerda) é doutoranda em Relações Internacionais pela PUC-Rio, Mestre em História pela UFRJ e historiadora pela UFF. É especialista em conflito Israel Palestina, atua como Professora de História e com projetos nas áreas de diálogo intercultural e Direitos Humanos. 

Giovanna Monteiro (no centro) é mestranda em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) e internacionalista pela UFRJ. Coordenadora do Observatório Feminista de Relações Internacionais (OFRI), editora executiva do Conjuntura Latitude Sul, pesquisadora no Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e no Núcleo de Teoria Social e América Latina (NETSAL). Tem como principais áreas de estudo: Violência, Movimentos Sociais e Gênero.

Nina Kertzman (à direita) é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ) e graduada em Relações Internacionais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero (NESEG/UFRJ).

Artigos Relacionados

Monitores do Projeto Imaginários falam sobre o conflito Israel-Palestina em escolas de diferentes cidades brasileiras
Monitores do Projeto Imaginários falam sobre o conflito Israel-Palestina em escolas de diferentes cidades brasileiras

Calendar icon 30 de novembro de 2021

O Projeto Imaginários chegou na segunda etapa de funcionamento! Durante meses, monitores de movimentos juvenis judaicos progressistas passaram por um processo de capacitação com professores de alto nível sobre questões relacionadas ao Conflito Israel-Palestina e à educação no Brasil. Na nova etapa, esses monitores passam a desenvolver e realizar atividades em escolas, para diversos alunos da rede […]

Arrow right icon Leia mais

Nota de posicionamento

Calendar icon 27 de janeiro de 2022

Coletivos judaicos progressistas e sociedade civil têm contribuído para denunciar também o antissemitismo quando manifestados nos círculos da esquerda

Arrow right icon Leia mais
Vivência de judeus negros é tema de live do Instituto Brasil-Israel (IBI)
Vivência de judeus negros é tema de live do Instituto Brasil-Israel (IBI)

Calendar icon 10 de março de 2022

Coletivo Judeidade e Negritude, recém-criado pelo IBI, faz sua estreia com a live “Judeus negros na comunidade judaica: vivências múltiplas” nesta sexta (11)

Arrow right icon Leia mais