Caso Prevent Senior, nazismo e a ética médica
IBINas últimas semanas, o caso da Prevent Senior chamou atenção de todo o Brasil. As denúncias que chegaram até a CPI da Covid, no Senado, dão conta de que a operadora de saúde estaria fazendo dos pacientes com Covid-19 cobaias para o uso de medicamentos sem eficácia comprovada.
As práticas da Prevent Senior foram associadas a práticas nazistas, de médicos que atuavam nos Campos de Concentração e faziam dos judeus e das outras minorias cobaias. Será que essa comparação faz sentido?
Anita Efraim e Amanda Hatzyrah conversaram com a microbiologista Natália Pasternak, fundadora do Instituto Questão de Ciência, membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasil-Israel, e Michel Gherman, professor de História na Universidade Federal Fluminense, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ, pesquisador da Ben Gurion University e Diretor Acadêmico do Instituto Brasil-Israel.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Israel sobreviveu 70 anos, mas conseguirá sobreviver ao governo de Benjamin Netanyahu?
15 de maio de 2018
Israel completou 70 anos de independência com cerimônias oficiais e eventos abertos. Entretanto a questão que já despontava em 1948 permanece sendo o cerne da política pública e do debate na sociedade israelense: a questão palestina. O Dia da Independência de Israel simboliza a catástrofe nacional do povo palestino (Nakba) e isso o Estado não […]

Existe cultura do estupro em Israel? Entenda o caso que parou o país
2 de setembro de 2020
Um estupro coletivo ocorrido em Israel na semana passada levou milhares de mulheres às ruas protestarem contra a cultura do estupro. Caroline Beraja conversa com a ativista Giovahanna Ziegler sobre os desdobramentos dos últimos acontecimentos no país e as futuras ações dos movimentos feministas neste enfrentamento. A live acontece na quarta-feira, dia 02/09, às 17h, […]
