Nem todo boicote é igual
21 jul 21

Nem todo boicote é igual

IBI

Confusões entre demandas justas e projetos injustos estão entre os principais motores do conflito entre israelenses e palestinos.

Por vezes, é o governo de Israel que promove a confusão entre a demanda justa pela segurança dos cidadãos israelenses e o projeto injusto de ampliação das fronteiras do Estado.

Outras vezes, são as lideranças palestinas e ativistas do movimento de boicote, desinvestimento e sanções (BDS) que promovem a confusão entre a demanda justa por liberdade do povo palestino e o projeto injusto de destruição de Israel.

É necessário desfazê-las para que se possa encontrar soluções que tornem possível a convivência entre os povos, com segurança e liberdade.

Se engana quem acha que a decisão da Ben & Jerry’s de suspender a venda de seus produtos nos Territórios Palestinos Ocupados é um boicote contra o Estado de Israel. Algumas reações apressadas e apaixonadas chegaram a qualificá-la, inclusive, como sendo antissemita. Mas nem todo o boicote é igual. Ao diferenciar o Estado de Israel dos territórios palestinos, reconhecendo a legitimidade do país e a injustiça da ocupação, a empresa afasta-se do BDS e alinha-se ao princípio da solução de dois Estados para dois povos, como preconizado pelas Nações Unidas desde 1947.

Artigos Relacionados


IBI participa de worshop de mídias sociais da FISESP

Calendar icon 1 de agosto de 2019

Amanda Hatzyrah, Caroline Beraja e Fabiana Grinberg estiveram presentes

Arrow right icon Leia mais

DIA #01 – 21/11 (DOMINGO) – 10:00-21:30 / CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SEFARDITAS (CIES)

Calendar icon 22 de novembro de 2021

Arrow right icon Leia mais

Pluralismo em Israel

Calendar icon 20 de julho de 2018

Rabino Michel Schlesinger fala sobre pluralismo e inclusão

Arrow right icon Leia mais