Sexualidade e judaísmo, com Nilton Bonder
Esse episódio é uma parceria com a Comunidade Shalom.
A sexualidade é um grande tabu na comunidade judaica. Não é só sobre a orientação sexual de cada um, mas a sexualidade em si, como cada pessoa entende e conhece o próprio corpo e a relação com o outro.
O que isso tem a ver com religião? Será que viver em uma comunidade religiosa inibe nosso interesse na sexualidade? Por um lado, o ato sexual é uma mitzvá no judaísmo. Por outro, há, supostamente, diversas proibições nas leis judaicas sobre relações sexuais sem o objetivo de reprodução. Afinal, como judaísmo e sexualidade se relacionam?
Anita Efraim e Ana Buchmann conversam com o rabino Nilton Bonder, que lançou recentemente o livro “Cabala e a Arte de Apropriação do Sexo”.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
O que você precisa saber sobre as próximas eleições em Israel?
17 de janeiro de 2020
Pleito acontece no dia 2 de março

Aborto é tema do episódio da semana do podcast
26 de agosto de 2020
Nos últimos dias, a discussão sobre o aborto tomou conta do Brasil depois que uma menina de apenas 10 anos passou pelo procedimento, em Recife. Ela foi abusada sexualmente por um tio desde os 6 anos de idade e acabou engravidando. Semana passada, protestos tomaram conta das ruas em Israel, após o estupro coletivo de […]

Religião, comportamento, corpo e empoderamento de mulheres: como o judaísmo está lidando com o feminismo?
11 de novembro de 2020
O ‘E eu com isso?’ dessa semana é um pouco diferente. É uma conversa entre quatro mulheres judias, ativistas comunitárias e feministas. Anita Efraim, Amanda Hatzyrah, Ana Clara Buchamann e Hanna Rosenbaum conversam sobre as muitas perspectivas do movimento feminista do judaísmo. Como a religião e suas diversas linhas – da ortodoxia à vertentes progressistas- lidam com […]
