Que ambos lidem com a realidade
18 jun 21

Que ambos lidem com a realidade

IBI

Um dos elementos mais importantes da decisão de Yair Lapid em formar  a coalizão governamental hoje em israel tem relação com a entrada do partido islâmico no processo.

Não nos referimos a deputados árabes em partidos sionistas, ou mesmo de partidos árabes que relativizam as identidades palestinas e islâmicas. O Ra’am é árabe, palestino e islâmico. Tudo claramente posto em suas propostas.

Seu líder, Mansur Abbas negociou duramente, exigiu o fim das leis discriminatórias, direitos sociais árabes e combate a violência na sociedade árabe de Israel. Conseguiu muita coisa. Outras não. Mas fundou uma nova era no país, onde árabes passam a ser contados como cidadãos plenos. Com direitos e deveres claros.

Mas tem gente desconfortável com isso: a extrema direita israelense e os grupos antissionistas. No imaginário politico dos extremistas não ha espaço para complexidades. Para a extrema direita não há lugar para árabes no governo do Estado judaico. Para antissionistas, por outro lado, a presença de muçulmanos palestinos no governo desafia lógicas simplórias de um Estado Apartheid e racista.

Que ambos lidem com a realidade.

Artigos Relacionados


“O nazismo não começou com Auschwitz” – Michel Gherman analisa o entendimento do nazismo no Brasil

Calendar icon 13 de fevereiro de 2020

Arrow right icon Leia mais

O pecado original de Mahmoud Abbas

Calendar icon 26 de janeiro de 2018

Muito tem se falado sobre o já célebre discurso do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, no encontro do Conselho Central Palestino, no dia 17 de janeiro de 2018.  Muito se tem falado no tom agressivo de Abu Mazen, nome de guerra de Mahmoud Abbas, muito se tem escrito sobre a forma como ele se […]

Arrow right icon Leia mais

Artista e ativista Gershon Knispel morre aos 86 anos em Israel

Calendar icon 21 de setembro de 2018

Faleceu, no início de setembro, na cidade de Haifa, o desenhista, gravador, pintor, muralista, escultor e ativista Gershon Knispel, aos 86 anos. Knispel nasceu em Colônia, Alemanha, em 1932. Aos três anos, emigrou com a família para região da Palestina, então sob mandato britânico, indo morar em Haifa. Desde jovem engajou-se com o ideário socialista. […]

Arrow right icon Leia mais