Sionista é xingamento?
O conceito sobre sionismo é diverso. Assim como não dá pra dizer que existe apenas uma forma de judaísmo ou que todos os judeus e judias são iguais, não dá para dizer que existe uma única forma de ser sionista.
Há, porém, desconhecimento dessa ambivalência, o que faz com que vozes progressistas acabem sendo silenciadas. Não é raro que, em momentos como o que estamos vivendo, o termo sionista apareça inclusive como ofensa em alguns contextos. Mas afinal, o que significa ser sionista hoje?
Amanda Hatzyrah e Ana Clara Buchmann conversaram com Monique Shochaczewski, Cofundadora e Pesquisadora Sênior do Grupo de Estudos do Oriente Médio (GEPOM) e Professora do IDP, e Paula Frankel, que é bogueret do Habonim Dror, fez aliá e é reservista do Departamento de Comunicação do exército israelense.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Partidos Nanicos – recorde nas eleições deste ano
22 de fevereiro de 2019
Nada menos do que 47 partidos se inscreveram para o pleito. Só um terço está realmente no páreo. Quem são os partidos dos quais nunca ouvimos falar?

Medidas de prevenção ao Covid-19 em Israel
25 de março de 2020
Ontem a comissão de combate ao coronavírus do governo de Israel fez uma análise das projeções do desenvolvimento da doença no país. Segundo a pesquisa, se não for possível diminuir a taxa de contaminação pelo vírus, Israel pode chegar a um milhão de contaminados e ter dez mil mortes causadas pelo Covid-19. Com essa perspectiva, […]

Playlist da semana: Zamru – Espiritualidade Judaica
24 de junho de 2019
Curadoria de Uri Lam
