IBI e CIP promovem o debate “Judaísmo é no plural: diversidade como escudo para o ódio”

Entre esquerda e direita, certo e errado, nós e eles, amigos e inimigos, o mundo hoje parece se dividir como uma guerra.
Esse conflito, que para muitos parece atual, já foi percebido pela tradição judaica há mais de mil anos, e temos um remédio para oferecer: “Eilu Vê-Elilu Divrei Elokim Chaim” (“estas e aquelas são as palavras do D’us vivo”). Ou seja, a verdade divina resulta “destas” e “daquelas” opiniões, os que concordam e os que discordam têm lugar na história.
Lag Ba’Omer tem muito que nos ensinar: no período da destruição do Templo, época em que os judeus foram proibidos de estudar a Torá e sofriam perseguição pelos romanos, uma peste matou milhares de alunos de Rabi Akiva. Segundo a tradição, a peste foi gerada por um conflito entre os alunos, e só terminou quando o ódio acabou e deu lugar ao diálogo.
O debate “Judaísmo é no plural: diversidade como escudo para o ódio”, uma parceria do IBI com a Congregação Israelita Paulista, será transmitido às 17h, no dia 02/05, através do nosso canal no YouTube. Não perca!
Artigos Relacionados
Arieh Saposnik participará do seminário “Símbolos judaicos e política: Israel e Brasil”, na Unicamp
25 de outubro de 2019
O evento será no dia 05/11, às 14:30, na sala IH08 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.

Caminhos para a Paz: de Oslo à iniciativa de Genebra
9 de julho de 2020
Nesse sábado, dia 11/07, às 11h haverá o encontro “Caminhos para a Paz: de Oslo à iniciativa de Genebra”, uma parceria do IBI com o Hashomer Hatzair São Paulo, Hashomer Hatzair Rio de Janeiro, Associação Cultural Mordechai Anilevitch, Casa de Cultura Mordechai Anilevich e Meretz Brasil. Os convidados do encontro são Celso Garbaz e Revital […]

Desafios do campo progressista para uma análise do conflito Israel-Palestina
1 de julho de 2021
