60 anos do julgamento de Adolf Eichmann

O episódio da semana do “E eu com isso?” é sobre o julgamento de Adolf Eichmann, que completou 60 anos em 11 de abril.
Adolf Eichmann era chefe da Seção de Assuntos Judeus no Departamento de Segurança de Hitler. Pra tentar fugir de condenações, ele mudou de nome e foi para a Argentina. Em 1960, ele foi encontrado pelo Mossad, serviço secreto de Israel. Eichmann foi a única pessoa que recebeu a pena de morte em Israel e teve a sentença cumprida.
Anita Efraim e Ana Clara Buchmann conversaram com Renata Nagamine, doutora em direito internacional pela USP e bolsista no Programa Nacional de Pós-Doutorado na Universidade Federal da Bahia, onde é professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais.
Ao longo da conversa, o episódio conta com trechos do relato de Zevi Ghivelder, em uma entrevista para o site Café História, na voz do Daniel Douek.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Ocupação e minorias em Israel foram os temas da 10ª aula do curso do IBI no RJ
29 de novembro de 2018
Encontro comtou com participação de Alexandre Pupo Quintino e Giovana Xavier

Israel e o novo governo norte-americano
9 de março de 2017
A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e a guinada à direita logo no início de seu governo, foram vistos em Israel como uma indicação do alinhamento potencial entre os dois governos. No encontro promovido pelo Instituto de Estudos sobre Segurança Nacional (INSS) era nítida a percepção por parte dos ministros israelenses da “carta […]
