27.086 pessoas serão homenageadas na Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo
13 abr 21

27.086 pessoas serão homenageadas na Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo

Cemitério de Kiryat Shaul, 2021. Foto: Moti Milrod

Hoje é celebrado o Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo. Às 20h, horário de Israel, sirenes soarão para um minuto de silêncio.

Em 2021, o número de vítimas chegou a 23.928 soldados, com a inclusão, no último ano, de 43 pessoas do exército israelense e 69 veteranos que morreram devido aos seus ferimentos; e 3.158 civis, com o acréscimo de 5 pessoas, mortos em decorrência de ataques terroristas.

O número total de soldados mortos inclui não apenas integrantes das Forças de Defesa de Israel, mas também policiais, guardas do serviço prisional, do serviço de segurança do Shin Bet e agentes do Mossad. Além disso, considera membros das milícias pré-estado e da Brigada Judaica que serviu no exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Os registros começam a ser contados no ano de 1860, quando o primeiro bairro judaico foi estabelecido fora dos muros da Cidade Velha de Jerusalém.

O Dia da Lembrança foi instituído em 1951, pelo então primeiro ministro e ministro da defesa, David Ben-Gurion, que escolheu o 4 de Iyar no calendário judaico, um dia antes do Dia da Independência.

Artigos Relacionados


Bisneto de Oswaldo Aranha fala sobre os 70 anos da Partilha

Calendar icon 15 de dezembro de 2017

Arrow right icon Leia mais

IBI alerta à Revista Fórum erro na manchete

Calendar icon 14 de agosto de 2020

A Revista Fórum divulgou, no dia 09/08, a notícia de que um jornalista israelense havia denunciado que a explosão em Beirute foi causada por ataques a um míssil de Israel. O Instituto Brasil-Israel alertou à revista que o jornalista em questão, Richard Silverstein, não era israelense. A informação equivocada contribuía para o sensacionalismo da manchete. […]

Arrow right icon Leia mais

IBI realiza debate “Quebrando o tabu sobre Israel”

Calendar icon 10 de maio de 2018

Com participação de Guilherme Melles, Alexandra Nigri e Michel Gherman

Arrow right icon Leia mais