Bolsonarismo e antissemitismo

O governo Bolsonaro sempre se vendeu como um governo amigo dos judeus e de Israel. Mas, nesses dois anos de mandato do presidente, vários aliados e membros do governo – e até o próprio Jair Bolsonaro – já tiveram falas antissemitas ou desrespeitosas em relação à comunidade judaica ou ao Holocausto, quando morreram 6 milhões de judeus.
A mais recente foi por parte de Roberto Jefferson, presidente do PTB e aliado do presidente. Em um post no Instagram, com a imagem de uma “deidade satânica”, Jefferson escreveu que “caananistas e judeus sacrificavam crianças para receber sua simpatia” e ainda afirmou que “hoje a história se repete”.
A Confederação Israelita do Brasil (CONIB) fez uma notícia-crime contra Jefferson e um grupo de advogados denunciou o político por preconceito. O Instagram apagou o post.
Para falar sobre o Bolsonarismo e o antissemitismo, Anita Efraim e Amanda Hatzyrah conversaram com Daniel Douek, cientista social, mestre em Letras pelo Programa de Estudos Judaicos e Árabes da USP e Diretor do IBI, e com Ricardo Brajterman, advogado que faz parte do grupo que denunciou Jefferson.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Atividade do IBI em escola discute a Partilha da Palestina e as relações de Israel com os EUA
18 de outubro de 2018
O IBI participou de uma atividade do Colégio Belo Futuro, na última quarta-feira (17/10), sobre a Partilha da Palestina e as relações de Israel com os Estados Unidos. O escola realizará uma atividade de Simulação da Assembleia da ONU com temas relacionados aos 70 anos da Partilha da Palestina. Para o 9° ano do ensino […]

Reinaldo Azevedo cita o IBI ao falar sobre o encontro de Jair Bolsonaro com Beatrix von Storch
26 de julho de 2021

Milleni F. Rocha, colaboradora do IBI, conversa com membros do Movimento Juvenil Habonim Dror
23 de janeiro de 2020
Na última segunda-feira, 20/01/2020, a colaboradora do IBI Milleni F. Rocha teve uma conversa com dois grupos de jovens na Machane, em Curitiba, do movimento juvenil Habonim Dror, que tem como objetivo integrar e formar jovens de diversas partes do país, que se interessam pelo debate sobre sionismo, a comunidade judaica no Brasil e as […]
