Uma mistura do Brasil com o Egito: último episódio da série sobre imigração judaica
Este é o último episódio da série sobre imigração judaica. Até agora, já tiveram episódios sobre os primeiros judeus que pisaram em terras brasileiras, sobre a imigração marroquina na Amazônia e também sobre aqueles que saíram do leste europeu para desembarcar no Brasil. Foram verdadeiras aulas de História, que ajudam a entender um pouco mais sobre a formação da comunidade judaica brasileira.
Para não deixar mais dúvidas sobre a pluralidade do povo judeu, o tema do episódio #107 é a imigração egípcia, os judeus sefaradim, ou sefaraditas. Quais os motivos que levaram essa comunidade a deixar a vida no Egito? Como vieram parar justo aqui, no Brasil? Como era a vida judaica naquela região?
Amanda Hatzyrah e Anita Efraim conversaram com Joelle Rouchou, que é jornalista e Doutora em Comunicação e Cultura pela ECA/USP, autora da tese que virou livro, com o título “Noites de verão com cheiro de jasmim: memórias de judeus do Egito no Rio de Janeiro”.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Diálogos de Quarentena #4: O Islã em tempos de Corona – Com Sheik Houssam El Boustani
20 de abril de 2020

Estudantes do sul de Israel caminham até Jerusalém em busca de solução para conflito
8 de novembro de 2018
Nos últimos anos as regiões de Shaar Hanegev e Sederot, no sul de Israel, têm sido as vítimas preferenciais dos ataques do Hamas. Desde 2010 bombas incendiárias e morteiros têm afetado a rotina da população dessa região. Em uma decisão estratégica, o Hamas concentra, na maioria das vezes, seus ataques nas regiões de fronteira e […]

“No Oriente Médio, nada deveria ser doado sem receber algo em troca”
29 de junho de 2018
Britânico Simon Sebag Montefiore é entrevistado pelo IBI
