Diretor Acadêmico do IBI participa do evento de lançamento do livro “Arrancados da Terra”
No dia 02 de março, às 18h, o Diretor Acadêmico do IBI Michel Gherman participará de uma conversa, mediada por Julio Maria, com Lira Neto, autor do livro “Arrancados da Terra“. O livro fala sobre os judeus perseguidos pela Inquisição na Península Ibérica, que refugiaram-se na Holanda, ocuparam o Brasil e fundaram Nova York.
O evento de lançamento da edição será transmitido através do canal da Companhia das Letras no YouTube.
Sobre “Arrancados da Terra”
Em setembro de 1654, um grupo de 23 refugiados desembarcou em Nova Amsterdam, colônia holandesa na costa oriental da América do Norte. Eram homens e mulheres, adultos e crianças, possivelmente sobreviventes de uma odisseia iniciada meses antes nas praias de Pernambuco. Exaustos, esfarrapados e sem dinheiro, fugiam da Inquisição, reavivada nas capitanias do Nordeste depois da vitória luso-brasileira na guerra contra a ocupação holandesa.
Os primeiros judeus da ilha de Manhattan, assim como seus parentes e antepassados sefarditas ibéricos, enfrentaram uma sucessão dramática de dificuldades e privações até encontrar a terra prometida no Novo Mundo. Seguindo a trilha de religiosos e intelectuais ilustres, mas também de lavradores e mascates quase anônimos, Lira Neto conta sua incrível saga de fé, resistência e esplendor cultural, e faz assim também uma história narrativa e colorida da ocupação holandesa do Nordeste. Com prosa fluida e rigor histórico, o autor da trilogia Getúlio entrelaça as biografias desses judeus pioneiros à crônica de grandes acontecimentos que ajudaram a moldar o Brasil e a América.
Artigos Relacionados
Gabriel Mizrahi comenta sobre o reconhecimento das colinas de Golan como território israelense
2 de abril de 2019

Parlamento norueguês pretende cortar parte da ajuda econômica à Autoridade Nacional Palestina
7 de junho de 2020
Ontem o parlamento norueguês avisou que pretende cortar parte da ajuda econômica à Autoridade Nacional Palestina. Motivo? Depois de anos observando os livros didáticos palestinos, perceberam alterações no conteúdo. Os parlamentares noruegueses se mostraram preocupados com a retirada de referências humanistas que existiam nos livros palestinos e com o aumento de referências antissemitas e perspectivas […]

Stop Hate For Profit: Uma campanha contra os discursos de ódio nas redes sociais (Português)
20 de agosto de 2020
