Purim na pandemia
26 fev 21

Purim na pandemia

Caroline Beraja

Hoje é véspera de Purim, uma festa judaica que comemora a salvação dos judeus na Pérsia antiga. É tradição se fantasiar nessa data. Em Israel, as ruas costumam receber festas animadas com pessoas caracterizadas dos mais diversos personagens. Esse ano, porém, assim como o Carnaval no Brasil, Purim foi cancelado.

Estão proibidas as festas na rua; está em vigor um toque de recolher noturno entre 20h30 e 5h da manhã, de quinta-feira a sábado à noite; as sinagogas poderão receber pessoas que queiram ouvir a leitura do Pergaminho de Esther, porém com um limite de 10 pessoas no interior e 20 no exterior, ou apenas pessoas com “passaporte verde” (já vacinadas) a 50% da capacidade do local. “Nenhuma máscara foi mais importante do que esta”, disse o ministro da Saúde, Yuli Edelstein, ao colocar sua máscara de proteção facial.

Os israelenses encontraram um jeito de manter a tradição. Ainda é possível ver pessoas fantasiadas nas ruas do país, porém apenas consumindo serviços essenciais e respeitando as restrições aplicadas pelo governo.

Artigos Relacionados


Diálogos Literários Brasil-Israel | Humor em tempos sombrios

Calendar icon 14 de dezembro de 2020

Arrow right icon Leia mais

Entenda o polêmico caso de Ahed Tamimi

Calendar icon 10 de janeiro de 2018

Jovem palestina foi detida por autoridades israelenses após agredir com socos um soldado na Cisjordânia

Arrow right icon Leia mais
E eu com isso? #265 Antissemitismo nas escolas
E eu com isso? #265 Antissemitismo nas escolas

Calendar icon 15 de maio de 2024

No último domingo, 7 de abril, lembramos a marca de 6 meses desde o ataque do Hamas contra Israel e, subsequentemente, o início da guerra em Gaza. Desde então, temos acompanhado em todo o mundo o aumento do antissemitismo. No Brasil, um dos aspectos que mais chamam atenção são os episódios de hostilidades contra alunos […]

Arrow right icon Leia mais